O Matchmaking dos jogos competitivos é sempre um mistério difícil de compreender para os jogadores, mas a Activision quer desmistificar o do Call of Duty e tentar aplicar melhorias.

O Skill-based Matchmaking, ou SBMM, do Call of Duty, há muito que é um ponto de discussão entre a comunidade. Parte da discórdia que envolve este sistema baseado nas habilidades do jogador prende-se com o facto de que até em jogos casuais somos obrigados a “suar” para nos divertirmos, dado que é atribuído a todas as filas (queues) de jogo. Para além disso, sempre foi um mistério quanto à forma como se calcula esse skill, deixando os jogadores a fazer as suas próprias teorias sobre a leitura das suas habilidades.

Agora parece que a Activision tem a vontade de desmistificar a forma como o SBMM funciona e até reavaliar o seu funcionamento em todos os modos de jogo. Para uma primeira instância desta avaliação, a empresa vai focar-se no modo Multiplayer, deixando o Ranked e o Warzone para uma data futura.

Para esclarecer o funcionamento do SBMM, a Activision revelou os 8 pontos de cálculo quando se entra numa queue de jogo:

Ligação (Ping)
Tempo de espera em queue
Diversidade de Playlists
Mapas e modos recentemente jogados
Performance
Controlador de jogo (comando ou teclado/rato)
Plataforma (PC ou Consola)
Comunicação de voz (ligada ou desligada)

De futuro, a Activision promete ainda revelar um White Paper, ou uma folha técnica, sobre a forma como medem o Ping e o Matchmaking de maneira a que os jogadores sintam uma maior transparência da empresa.

Quanto ao futuro do SBMM, a marca quer continuar a trabalhar neste sistema, e não remover o mesmo, como foi pedido por muitos jogadores. A razão para isso prende-se com o facto que um MM aleatório, sem recurso ao Skill traria caos nos servidores e levaria jogadores de Rank mais baixo a deixar de jogar por serem atribuídos a servidores com jogadores de Rank alto, em última instância afetando o número de jogadores e aumentando drasticamente os tempos de espera.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB