Fotografia por: BIG CLAN

Numa situação semelhante à da temporada passada, a BIG EQUIPA entra hoje no servidor de calculadora na mão e obrigada a vencer!

Meio ano de diferença, o mesmo líder de grupo (Nigma Galaxy) e o mesmo oponente para encerrar esta fase – conseguirá a formação portuguesa repetir a vitória de abril diante da NIP Impact para alcançar o Play-In Europeu?

Com duas vitórias e duas derrotas, a equipa de D7, Aida e Zana é a atual 4ª classificada do grupo A na divisão europeia e só uma vitória mais logo pode prolongar a sua estadia na prova, continuando ainda assim a depender de terceiros.

Pelas 18:30, as últimas seis séries terão lugar, em simultâneo, para colocar um ponto final na fase regular europeia e, para a BIG EQUIPA, o objetivo é o mesmo da 3ª temporada – forçar um tiebreaker a 3 e resgatar o 2º lugar do seu grupo.

Para te ajudar a acompanhar a ação de logo, olhamos aos cenários que interessam às portuguesas e o que necessitam para seguir em frente e manter vivo o sonho de estarem presentes nas finais de Valência, LAN global de $123,000.

Vamos recordar os nove critérios de desempate estabelecidos na prova:

  1. Pontos conquistados (entre as equipas empatadas)
  2. Diferença de mapas (entre as equipas empatadas)
  3. Número de mapas vencidos (entre as equipas empatadas)
  4. Diferença de mapas (Grupo)
  5. Número de mapas vencidos (Grupo)
  6. Diferenças de rondas (entre as equipas empatadas)
  7. Número de rondas ganhas (entre as equipas empatadas)
  8. Diferença de rondas (Grupo)
  9. Número de rondas ganhas (Grupo)

Devido à transição do CS:GO para o CS2 com a competição já a decorrer (e, consequentemente, do MR15 para MR12), a ESL deliberou que os pontos 6 a 9 não serão aplicados nesta edição que teve duas jornadas ainda disputadas no Global Offensive.

Assim sendo, olhemos para o estado atual da corrida pelo 2º lugar do Grupo A:

 

NIP (9P)

1WIN (9P)

BIG (6P)

1. 3 3 0
2. +1 0 -1
3. 2 3 1
4. 1 3 1
5. 6 7 5

 

Com efeito, um empate a três só é possível se a BIG EQUIPA superar a NIP Impact logo e a 1WIN não vencer o seu jogo contra a Nigma Galaxy (já apurada com 4 vitórias e 0 derrotas), condição que é obrigatória verificar-se para uma igualdade a 9 pontos.

Assumindo que ambas se verificam, vamos então olhar para as diferentes implicações que os marcadores das duas séries podem trazem. Caso a BIG EQUIPA vença por 2-0, fica automaticamente com o 2º lugar do grupo e apuramento para o Play-In.

Se triunfar por 2-1, os pontos #1, #2 e #3 de desempate não resolvem o mesmo, saltando para os números gerais do grupo. Aí, a formação portuguesa ficará com vantagem sobre a NIP e estará a depender de uma ajuda da Nigma Galaxy para o seu objetivo.

BIG EQUIPA D7

Vitória da Nigma Galaxy e um 2-0 sobre a NIP garantem logo o objetivo à BIG EQUIPA.

Nessa altura, a BIG EQUIPA estaria com um saldo positivo de dois mapas, NIP com zero e necessitaria de um reset da Nigma Galaxy à 1WIN ou, por outras palavras, um triunfo por 2-0 que deixe a equipa russa com um salto positivo de apenas um mapa.

Caso a 1WIN coloque um mapa neste cenário, será ela a ficar com a vaga – o empate do ponto 4 com a BIG EQUIPA leva as decisões para o número de mapas vencidos, ficando a 1ª mencionada com a vantagem final (8 ganhos contra 7 das portuguesas).

Feitas as contas, e apesar de não ser tarefa fácil, a vitória por 2-0 será a mais segura para D7 e companhia e a que menos dores de cabeça lhe pode dar. Caso consiga o 2º lugar, a BIG EQUIPA terá um BO3 decisivo de apuramento no dia 28 de outubro.

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