A Twitch pronunciou-se quanto às recentes ações de DMCA contra streamers que têm assolado a comunidade. Vários streamers têm sido banidos por não possuírem direitos por passarem músicas nas suas transmissões.

Este acontecimento não é novo mas tem-se tornado cada vez mais recorrente desde o início deste ano. Clips e VODs com anos na plataforma têm sido reportados e os streamers responsáveis banidos sem hipótese de contestar.

Até agora a Twitch tem-se mantido no silêncio, defendendo-se com a sua política de que os streamers estariam avisados pelas suas regras de utilização. A plataforma de streaming informou agora os seus utilizadores do que estão a fazer para corrigir esta situação e o que os mesmos podem e devem fazer até lá.

As instruções básicas são claras:

  • Não passar música da qual não possuam os direitos de autor
  • Verificar todos os VODs e Clips e apagar aqueles que contenham material sujeito a direitos de autor

A companhia diz-se tão surpreendida com esta avalanche de notificações tomadas pelas editoras musicais como os streamers. Isto não os impede de serem, no entanto, obrigados a cumprir as regras e leis impostas, de apagar infrações e punir infratores.

Do lado da Twitch, serão criados métodos para ajudar os criadores de conteúdo a pesquisar e apagar possíveis infrações, como adicionar uma maneira de apagar Clips em massa. Também será adicionada uma maneira rápida de filtrar Clips em arquivo, para facilitar a navegação do criador. Para além disso, será melhorada a tecnologia que deteta áudio que infrinja as regras de direitos de autor.

A plataforma também promete facilitar o controlo do áudio que aparece no conteúdo gravado. Assim cada criador poderá ter controlo sobre as músicas ou sons que ficam nos Clips e VODs.

A possibilidade dos criadores poderem avaliar as suas infrações e contestar as mesmas também será dada. Isto dará a oportunidade de se defenderem e até mesmo contactarem os acusantes.

Quanto a várias questões que têm recebido relativamente ao porquê da Twitch não ter licenças para passar música gravadas, a companhia afirma estar a trabalhar nisso. Garantem estar em conversações com várias editoras para permitir a utilização do seu conteúdo. Defendem que estão à procura de soluções que não afetem os lucros dos criadores, alegando que seguindo as veias comuns estes iriam ser significantemente afectados.

Numa nota final de clareza, a Twitch reforça que os criadores musicais podem continuar a utilizar a plataforma para criar. Esta possui as licenças necessárias que permitem atuações públicas musicais. Ainda assim mantém-se o concelho de que não passem música pré-gravada e que desativem os VODs e Clips caso não tenham direitos sobre as suas composições.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

,
PUB