Depois de meses com muito burburinho e rumores quanto à nova PlayStation, chegaram finalmente as especificações da nova consola da Sony. Numa conferência totalmente online Mark Cerny anunciou todos os pequenos e grandes detalhes sobre a PlayStation 5.

Desde logo uma das revelações mais importantes prende-se com a retro-compatibilidade que havia sido previamente anunciada. Infelizmente e para tristeza dos fãs, esta retro-compatibilidade é apenas para PS4 e PS4 Pro. Isto significa que ficaram de fora os clássicos que o público tanto esperava poder jogar na nova consola. Para além disso, apenas cerca de 100 jogos da PS4 serão jogáveis no lançamento da PS5.

Em termos de especificações a PS5 revela-se como um verdadeiro monstro. O seu ponto mais forte nesta nova versão é a capacidade de utilizar Ray Tracing, algo que era exclusivo de título em PC.

O chip gráfico desta consola foi desenhado de raiz pela AMD exclusivamente a pensar em altas definições de visualização. A incorporação de um SSD permite aos jogadores uma experiência quase sem tempo de carregamento antes e durante a sessão de jogo.

CPU x86-64-AMD Ryzen™ “Zen 2”
8 Cores / 16 Threads
Variable frequency, up to 3.5 GHz
GPU AMD Radeon™ RDNA 2-based graphics engine
Ray Tracing Acceleration
Variable frequency, up to 2.23 GHz (10.3 TFLOPS)
System Memory GDDR6 16GB
448GB/s Bandwidth
SSD 825GB
5.5GB/s Read Bandwidth (Raw)
PS5 Game Disc Ultra HD Blu-ray™, up to 100GB/disc
Video Out Support of 4K 120Hz TVs, 8K TVs, VRR (specified by HDMI ver.2.1)
Audio “Tempest” 3D AudioTech

Em termos de saídas,  a PS5 está preparada para emitir em 8K sem especificar frequências de refresh e 4K a 120Hz. O áudio será transmitido numa nova tecnologia 3D intitulada de Tempest.

Não foram avançadas datas de lançamento mas sabe-se já que o lançamento será antecipado devido ao surto de COVID-19.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, ,
PUB