A Hexagone Esports lançou uma publicação no Twitter onde dá conta do fim da sua secção de League of Legends. Este foi um ótimo ano para a organização que lentamente se afirmava como top 4 na modalidade, por terras nacionais. As boas prestações no entanto vieram coladas a constantes mudanças na formação verde e branca.

A RTP Arena entrevistou o Iúri “Taliuzz” Rosa, ex-gestor da secção de League of Legends na Hexagone.


Boa noite Taliuzz. Em primeiro lugar deixa-me dizer que lamento este momento pela qual a vossa organização está a passar, que não deve de todo ser fácil. Com alguns bons resultados e num ano que tanto trouxe à Hexagone em termos desportivos, porquê esta decisão?

Taliuzz Boa noite Bonny, obrigado. Não foi uma decisão fácil, até porque este ano os resultados foram os melhores no League of Legends. À semelhança do fecho da secção de CS:GO, precisamente no ano em que são campeões do Eurogamer Fest em Lisboa e após serem múltiplas vezes vice campeões. No caso do League of Legends foi após alcançarmos top 5 e top 4 na primeira e segunda split da Worten Game Ring LPLOL, quebrar recordes na fase regular, e especialmente termos alcançado a entrada directa para a Iberian Cup, defrontando o nível Espanhol competitivo que é superior ao Português. Esta decisão acabou por ser tomada por falta de sustentabilidade.

O que é que correu mal para chegarem a este momento?

Taliuzz Sinceramente, no que toca à equipa de League of Legends, nada. Tivemos sempre que conquistar o nosso lugar ano após ano. Passámos por diversas competições durante o nosso percurso, e todos juntos trabalhámos sempre com muita dedicação para no final valer todo o esforço. E o objectivo foi cumprido. Não terminámos o ano de 2019 como desejávamos mas sabemos que toda a equipa foi e é mais e melhor. No final do ano, estão todos de parabéns.

Existem planos para voltar a ter uma equipa de League of Legends?

Taliuzz Sim, voltaremos a ter uma equipa de League of Legends quando houver sustentabilidade nos esports em Portugal. Não vão ver a Hexagone a competir como habituámos o público ao longo destes anos, mas estaremos presentes e a apoiar o Desporto Electrónico para que se torne um desporto reconhecido a nível Nacional e viável para todos aqueles que praticam e trabalham nos esports.

Terminando com uma, senão a vossa maior secção, como é que esta decisão afecta a Hexagone?

Taliuzz Arrisco a dizer que afectará mais os jogadores, treinadores e todos aqueles que fizeram parte desta equipa, do que propriamente a organização. Pois a Hexagone vai continuar com outro foco e como já referi, a apoiar o Desporto Electrónico. A equipa de League of Legends não vai continuar a competir mas a Hexagone é mais que isso, é uma família, que não se esquece.

Referiste que vão continuar com outro foco, qual será esse foco a partir de agora?

Taliuzz Neste momento vamos direccionar o nosso foco noutras áreas, como o streaming por exemplo. Vamos carregar no botão de restart e tentar fazer as coisas de forma diferente.

Obrigado pelo teu tempo Taliuzz e espero voltar a ver uma equipa vossa no palco da LPLOL.


Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB