Fotografia por: LEC Troféu

A Riot Games revelou o formato da sua principal competição EMEA para o ano de 2024. O LEC vai ter poucas alterações depois de um ano bem sucedido devido às alterações no formato.

A época de 2023 do LEC foi uma das mais bem sucedidas de sempre para a competição Tier 1 de League of Legends da região EMEA. Os resultados positivos vieram das alterações implementadas pela organização nos últimos dois anos que reduziram o tamanho dos Splits e introduziram uma nova temporada e uns playoffs de final de ano (LEC Finals).

A partir da nova Riot Games Arena, em Berlim, a competição vai dar o pontapé de saída no dia 13 de janeiro do próximo ano. Nesta temporada de inverno estreará já o novo formato de bracket que irá fundir a fase de grupos com os playoffs melhorando a leitura da competição para os seus espectadores.

Esta mudança não irá afetar o número de séries, mas terá uma proteção de encontros repetidos, impedindo que depois de duas equipas se encontrarem na Upper Bracket, as mesmas não se podem encontrar na Lower Bracket na ronda imediatamente a seguir.

O calendário também vai sofrer algumas alterações para melhorar o acompanhamento das transmissões. A pausa entre o Winter e o Spring Splits serão maiores, e em sentido inverso, o espaço entre o Summer Split e as LEC Finals será reduzido para apenas 1 semana. Os jogos passarão também a começar mais cedo, mais concretamente às 16:00 de cada dia de jogo.

Também os pontos de qualificação para os Worlds e LEC Finals vão sofrer uma ligeira alteração. O número de pontos atribuídos serão aumentados por temporada, com o 5 e 6º lugares e o 7 e 8º a receberem a mesma quantidade de pontos em cada temporada.

O Summer Split terá um peso maior em 2024, e as equipas que fiquem em segundo e terceiro lugar desse Split terão lugar garantido nas LEC Finals independentemente dos seus pontos.

Por fim, a liga vai ajustar a idade mínima de participação na competição, aumentando o valor de 17 para 18 anos.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB