Fotografia: João Ferreira | PGL

A história da Bad News Eagles (BNE) começou a escrever-se ainda antes de terem adotado este mesmo nome. O inédito feito conseguido no RMR com a qualificação para o Major deixou o Mundo do CS:GO de olhos postos no lineup kosovar/albanês.

Quase um ano depois de se ter juntado na então Team BLINK, o lineup da agora BNE conseguiu aquilo que só uma outra equipa tinha conseguido: chegar ao Major de CS:GO sem apoio de uma organização.

A entrada de “rigoN“, em agosto passado, foi a cereja no topo de um conjunto que já prometia ameaçar as equipas de topo na Europa. A verdade é que os cinco jogadores romperam com a Team BLINK em janeiro de 2022 e decidiram percorrer sozinhos o caminho rumo à Antuérpia… E ninguém pode dizer que tenha sido uma decisão errada.

Ao bater Entropiq, ASG e SINNERS, a BNE ultrapassou o RMR Europeu B e carimbou o passaporte para o Major. Feito idêntico, só a russa dAT Team, de “B1ad3” e “flamie“, tinha conseguido em 2014, aquando da ESL One Cologne.

“Viemos para nos divertirmos e fazer o que amamos”

Foi este o mote que ajudou a Bad News Eagles a alcançar o sonho. Em entrevista à esports.gg, o treinador da equipa kosovar/albanesa lembrou o percurso do conjunto até ao momento da vitória final. De recordar que no jogo decisivo contra SINNERS, a BNE perdeu o primeiro mapa por 16:10 e precisava de uma reviravolta para chegar ao Major:

“Houve muitas emoções e stress no primeiro mapa, o que é compreensível pois estávamos pela primeira vez numa situação destas. Saímos do primeiro mapa e apenas recuperámos o fôlego. A equipa disse uns aos outros: ‘Vamos dar o nosso melhor. Viemos aqui para nos divertirmos e fazer o que amamos’. E assim aconteceu, a confiança de todos estava em alta e entramos na ‘zona’ onde tudo correu como planeado”, sublinhou “Stikle-“.

O futuro da Bad News Eagles

Chegados a esta fase sem organização, o treinador da equipa deixa todas as opções em aberto para o futuro, mas assume que o interesse tem aumentado desde a qualificação para o Major: “Quando nos qualificámos várias organizações contactaram-me para tentar contratar a minha equipa”.

“O nosso objetivo é chegar ao Legends Stage para conseguirmos convite para o próximo RMR. Depois do Major vamos continuar a competir em torneios online”, acrescentou “Stikle-“.

A primeira equipa kosovar/albanesa a chegar ao Major

O histórico feito da BNE deixou uma região rendida ao talento dos cinco jogadores e levou até o primeiro ministro do Kosovo a visitar o conjunto para deixar uma mensagem de agradecimento e apoio.

“Temos tanto talento na nossa região, mas quase tanto como o ego. Precisam de trabalhar muito o lado emocional. É preciso trabalhar duro e ser disciplinado, ver muitas demos e ser paciente. É preciso ser gentil e motivador para com os companheiros de equipa. É preciso que todos sejam mais humildes”, atirou o treinador de uma das sensações do Major que arranca já esta segunda-feira em Antuérpia.

 

Prepara-te para acompanhar o PGL Major Antwerp 2022 na tua RTP Arena a partir de segunda-feira, dia 9 de maio, às 10h30.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB