Terminou ontem a fase regular da Worten Game Ring Master League Portugal.
Depois de começar com os qualificadores abertos, passando pelos qualificadores fechados que definiam as últimas equipas a estar presentes nesta liga, o início da competição foi na jornada presencial em Castelo Branco no dia 30 de Setembro e a última foi jogada ontem, 7 de Novembro.
Foram 7 jornadas muito boas de acompanhar, com emoção e dúvida até ao final sobre quem iria conseguir garantir os quatro primeiros lugares, assim como quem se mantinha para a próxima temporada, numa edição que, na opinião geral, esteve melhor que a primeira nesta fase regular.
Começamos este resumo com estatísticas gerais para dar a entender um pouco das escolhas das equipas e do que foi mais visto e também evitado relativamente a mapas.

  • Mapa mais escolhido: Inferno (23/56)
  • Mapa menos escolhido: Mirage (1/56)
  • Mapa mais banido: Nuke/Mirage (22/112)
  • Mapa menos banido: Inferno (1/112)


Giants
Mapa mais escolhido: Inferno (5/7)
Jogador em mais destaque na liga: rizz
Maior vitória: 16-0 vs Team HD (Overpass 1ª jornada)
Maior derrota: –
Eram os grandes favoritos à vitória e na fase regular confirmaram isso mesmo. Foram a única equipa a garantir vitórias em todos os jogos e mantiveram permanentemente o 1.º lugar na tabela classificativa. Sabia-se que a equipa estava com problemas em arranjar tempo para treinar devido ao número elevado de competições em que estavam a participar, mas conseguiram resolver a questão da liga sem grandes problemas.
OFFSET
Mapa mais escolhido: Inferno (3/7)
Jogador em mais destaque na liga: ZELIN
Maior vitória: 16-6 vs Panthers/K1CK/Team HD (Overpass 2ª jornada/Dust2 7ª jornada/Overpass 6ª jornada)
Maior derrota: 10-16 vs K1CK (Dust2 7ª jornada)
Também um dos favoritos à vitória, mas com uma fase regular em modo montanha russa. Os próprios jogadores falaram sobre esta nova readaptação ao lineup depois de algum tempo sem jogarem em conjunto, mas de quem se esperava um pouco mais de dominância. Acabam por ter apenas uma derrota, é certo, mas por mais 3 vezes cederam pontos e conquistaram apenas o 2.º lugar na última jornada com um dos 3 empates.
GTZ BULLS
Mapa mais escolhido: Inferno (5/7)
Jogador em mais destaque na liga: abr
Maior vitória: 16-6 vs Team HD (Dust2 2ª jornada)
Maior derrota: 7-16 vs Giants (Nuke 7ª jornada)

A grande surpresa da competição. Uma equipa que começa como uma mix que faz o seu caminho desde os qualificadores abertos e consegue alcançar a final four. Composta por alguns jogadores a quem não se dava talvez o devido crédito e que funcionam como um todo. Numa mistura de experiência com irreverência, desde cedo na fase regular assumiram-se como uma verdadeira dor de cabeça para as outras equipas.
K1CK
Mapa mais escolhido: Train/Inferno/Dust2 (2/7)
Jogador em mais destaque na liga: Cunha
Maior vitória: 16-5 vs Panthers (Dust2 6ª jornada)
Maior derrota: 3-16 vs Team HD (Nuke 3ª jornada)
A seguir a Giants e OFFSET são a equipa que mais pessoas esperavam ver passar à próxima fase e o objetivo foi cumprido. Já vem de há algum tempo a dificuldade em fechar as séries com vitória mas talvez a alteração do role de IGL possa vir a trazer maior sucesso nesse sentido. Foi a 1.ª temporada na liga e estão na fase final. São uma equipa que anseia por grandes jogos offline, como várias vezes vão dizendo, e vão ter essa possibilidade já que encontram os mais favoritos no primeiro jogo, os Giants.
EGN
Mapa mais escolhido: Cache (3/7)
Jogador em mais destaque na liga: BuJ
Maior vitória: 16-12 vs Panthers (Inferno 3ª jornada)
Maior derrota: 7-16 vs K1CK (Train 1ª jornada)
Terminam em 5.º lugar numa competição onde tiveram sempre jogos equilibrados e, em muitos deles, onde perderam pontos que podiam ter caído a seu favor. Conseguem apenas uma vitória na última jornada num jogo que para nada contava. Foram consistentes e apresentaram um bom nível de jogo, mas ficou sempre a faltar algo, aquele extra para vencerem.
Panthers
Mapa mais escolhido: Cache (3/7)
Jogador em mais destaque na liga: psh
Maior vitória: 16-1 vs Team HD (Nuke 5ª jornada)
Maior derrota: 5-16 vs K1CK (Dust2 6ª jornada)

Panthers, dentro do lote de equipas que iria lutar pela 4.ª vaga, partia com algum favoritismo, mas não conseguiu dar continuidade ao trabalho feito na primeira metade do ano e acabou por deixar fugir pontos em jogos onde eram teoricamente favoritos. Na reta final, depois da alteração que sofreu na equipa, conseguiu sair do último lugar que tanto tempo ocupou e garantiu o slot na liga para a próxima temporada. Acabam por ficar um pouco aquém do esperado.
ASP
Mapa mais escolhido: Inferno (3/7)
Jogador em mais destaque na liga: vts
Maior vitória: 16-7 vs Panthers (Overpass 7ª jornada)
Maior derrota: 2-16 vs Giants (Inferno 3ª jornada)
Falham claramente os seus objetivos. São uma das poucas equipas que manteve o core de jogadores de uma temporada para a outra e acaba mesmo por perder o lugar na competição, sendo agora obrigada a ir aos qualificadores fechados para tentar voltar. São uma das duas equipas que não conseguiram qualquer vitória na liga e ficaram bem abaixo do que se previa. Juntamente com Panthers, eram talvez a equipa mais candidata ao 4 slot no início para a final four.
Team HD
Mapa mais escolhido: Overpass (3/7)
Jogador em mais destaque na liga: ShooleR
Maior vitória: 16-3 vs K1CK (Nuke 3ª jornada)
Maior derrota: 0-16 vs Giants (Overpass 1ª jornada)
A outra equipa que também não conseguiu nenhuma vitória. Começaram a liga com a ‘fava’ dos Giants na jornada presencial, perderam também contra a surpresa dos GTZ Bulls na 2.ª jornada, a 3.ª é contra os K1CK e conseguem dividir pontos. Tiveram tudo para roubar pontos aos OFFSET e não aproveitaram e depois, contra as equipas que estavam na mesma situação, também não conseguiram fechar nenhuma série a vencer. Acabam a liga a jogar já sabendo que não vão continuar juntos na próxima edição.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, ,
PUB