Na sexta-feira passada, a Riot Games anunciou que iria permitir que outros streamers da Twitch utilizassem o seu conteúdo em directo sobre os qualificadores regionais para a League of Legends Championship Series norte-americana (NALCS) nas suas streams pessoais.
Este programa de co-streaming permitiu que outros utilizadores da Twitch retransmitissem o directo da Riot Games do passado fim-de-semana através das suas próprias contas sem qualquer risco de receberem avisos por infringirem o DMCA (Digital Millennium Copyright Act) e, deste modo, fazerem o seu próprio comentário sobre o deles, editar o conteúdo e, melhor ainda, monetizá-lo. Claro está, que existiam regras para se poder fazer esta transmissão e as gravações da transmissão não poderiam ser movidas para outra plataforma além da Twitch.

Numa entrevista, Michael “RiotSherman” Sherman, esports manager da Riot Games, revelou que conseguiram rastrear cerca de 40.000 espectadores em simultâneo através do programa de co-streaming. O Rioter revelou, também, que estes números não são finais e espera-se que aumentem assim que encontrem todas as transmissões mais difíceis de identificar, pela falta do uso de uma hashtag recomendada nas linhas-guia do programa.
Com o Campeonato do Mundo de League of Legends a chegar, RiotSherman não confirmou se esta iniciativa se manterá para um futuro próximo e sugeriu que é pouco provável que este programa se mantenha para todos os futuros jogos de calibre LCS: “Eu não esperaria que disponibilizássemos isto sempre mas vamos encontrar momentos-chave ou momentos porreiros ao longo do ano onde achamos que o programa se encaixa bem.
Para já, a Riot Games vai analisar a informação que recolheu e “certificar-se que é algo positivo para o seu conteúdo“.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB