Com dois meses até ao lançamento oficial do jogo, a EA revelou agora as mecânicas FC 26 numa análise profunda.
Revelado no passado dia 16 de julho, o EA FC 26 promete revolucionar a saga de futebol virtual a um nível técnico nesta nova iteração. As mudanças para este ano resumem-se, segundo a própria marca, em 3 elementos específicos:
- A separação do estilo de jogo em 2 modos distintos;
- Redefinição da jogabilidade com foco no realismo;
- Atualizações e sistemas altamente inspirados em feedback da comunidade.
Para começar, a divisão do jogo em dois modos de jogo permite agradar a todo o tipo de jogadores. No modo “competitivo”, o foco é a velocidade de resposta do jogo e um maior controlo de jogadores e bola, sacrificando realismo do jogo para uma experiência competitiva mais profunda. Este modo é melhor para jogo online.
No modo “autêntico”, o jogo muda completamente para se tornar mais realista, alinhando a velocidade, ou o tempo, do jogo a algo mais verdadeiro para os fãs de futebol. Este modo será melhor para jogo offline, como o Career Mode.
Quanto aos fundamentos do gameplay, a EA seguiu uma linha base que começou pelos fundamentos de um jogo de futebol virtual. Refizeram a física, o drible, a velocidade, o passe, o remate, os guarda-redes e tudo o que figura num jogo deste estilo como base de trabalho.
Todas as alterações nestes sistemas fundamentais foram realizadas para os dois modos de jogo, com ligeiros ajustes para cada um. O objetivo é dar mais consistência ao jogo, retirar o fator sorte da equação e tentar que jogadores e bola respondam da forma que se espera quando se toma a ação de carregar num botão do comando.
A quantidade de mudanças é extremamente longa e dedicada, mas foi descrita em detalhe, com vídeos exemplificativos no Blog oficial do jogo.
Como parte das mudanças ao realismo, é também possível ter mais controlo sobre a responsividade do jogo, com os jogadores agora a poderem alterar ponto a ponto a forma como o CPU, os jogadores controlados por humanos e até os padrões atmosféricos se comportam. Será possível ajustar margens de erros de passes, recepções, influência de vento na bola e jogadores, e desenhar o nosso FC 26 ao nosso estilo de jogo, mas aqui, obviamente, só para os modos offline, com o modo de jogo “Autêntico” ativado.
Também foram adicionados vários sistemas de acessibilidade, como modo de alto-contraste para pessoas com dificuldades visuais, ajustes nas legendas e um sistema de simplificação de movimentos.
No espectro de mudanças pedidas pelo público, também foram ajustadas as roles dos jogadores para serem menos restritivas, adicionados novos PlayStyles (Aerial Fortress, Enforcer, Precision Header, Gamechanger e Inventive) e já é possível mudar a UI da barra de informação dos jogadores, para mostrar as nossas informações preferenciais.
Há ainda muito para desvendar nesta FC 26, mas podes ver todas as novidades em detalhe no vídeo oficial de jogabilidade do EA FC 26:
26 de setembro é a data anunciada para o lançamento global, mas o EA Sports FC 26 chegará mais cedo para quem fizer a pré-reserva da edição Ultimate, existindo bónus adicionais para quem o fizer até ao dia 26 de agosto.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.