A Riot Games revelou finalmente informações vitais sobre o Project A ou Valorant. Este novo jogo da companhia responsável por League of Legends e TFT é um FPS competitivo inicialmente revelado nas comemorações do 10º aniversário do LoL.

Valorant será passado numa realidade em que os agentes jogáveis lutam pela sobrevivência do seu mundo. Estas personagens combatem uma ameaça que poderá alterar para sempre o futuro que conhecem.

A primeira grande noticia sobre Valorant é que o jogo será lançado para PC em todo o mundo já no verão de 2020. O jogo será também totalmente gratuito com a opção de compra de artigos cosméticos. O jogo terá apenas 1 modo de jogo aquando seu lançamento e terá o seu foco nos esports.

Segundo o anúncio da Riot Games, Valorant é um jogo mais próximo ao CS:GO do que ao Overwatch como se especulava inicialmente. O jogo será jogado em 5v5 e disputado à melhor de 24 rondas. Estas 24 rondas serão divididas em duas metades com 12 rondas a atacar e 12 a defender pontos no mapa.

Cada bala em Valorant conta, sendo que a maior parte das armas mata com apenas 1 tiro na cabeça. Como exemplo dado, uma rifle mata com 3 a 4 tiros no corpo ou 1 tiro na cabeça.

Qualquer agente pode utilizar todas as armas disponíveis no arsenal do jogo, não havendo armamento exclusivo a cada personagem. Este armamento será gerido ronda a ronda baseado num sistema de economia.

As habilidades das personagens serão uma espécie de utilidades à semelhança das granadas no CS:GO. Estas poderão ser compradas no inicio de cada ronda havendo habilidades abertas a todos e algumas exclusivas a determinados agentes. Cada agente terá uma habilidade principal – ultimate específica que terá utilizações limitadas por ronda.

Todos os mapas neste jogo foram desenhados para permitir diversas estratégias e diversas composições de equipas. A vertente competitiva de cada mapa foi tida em conta na sua criação. Foi revelado que um dos designers de mapas em Valorant é o criador do mapa Cache de CS:GO.

Os agentes serão baseados em culturas e localizações reais, cada um com uma panóplia de habilidades exclusivas. Estas habilidades são, segundo a Riot, apenas complementos ao jogo e não factores decisivos, mantendo o foco na habilidade e mira do jogador ao invés de power plays – como visto em FPS baseados em habilidades.

Em termos de atributos as personagens terão praticamente os mesmos, não existindo por exemplo tanks, assassinos ou outro tipo de classe baseada em numeros de base. O objectivo da Riot é manter o foco na utilidade das habilidades exclusivas e na habilidade de apontar e disparar.

A equipa de desenvolvimento compromete-se a manter uma estabilidade de servidores de 128 ticks gratuitos para todos os jogadores. Além disso foi criado um netcode completamente de raiz para garantir a precisão dos tiros.

Garantiram também que cerca de 70% dos jogadores em tudo o mundo terão menos de 35 ms de ping através do seu sistema Riot Direct. Este sistema liga 35 cidades por todo o mundo numa parceria entre a Riot Games e variados ISPs desde 2014, sendo utilizado no League of Legends. Com isto a Riot espera reduzir a “peeker’s advantage” em que na maior parte dos casos com jogadores em situações de elevado ping, o atacante vê sempre o defensor primeiro.

Contra batota, o jogo tem uma arquitectura que requer autorizações constantes do lado do servidor para garantir o impedimento à utilização de software malicioso. Estará também em uso o sistema já usado no League of Legends – Vanguard como verificação instantânea de todos os utilizadores ligados.

Será também introduzido um novo sistema que impede os jogadores de utilizarem wallhacks. Este será uma espécie de fog of war que só permite a visão de outras personagens assim que estas cruzam a linha de visão de um jogador.

O jogo apresenta-se como requisitos bastante modestos para jogar a 60 e 144 frames por segundo. Não foi especificada a resolução do monitor.

  • Mínimo – 30 FPS
    • CPU: Intel I3-370M
    • GPU: Intel HD 3000
  • Recomendados – 60 FPS
    • CPU: Intel I3-4150
    • GPU: Geforce GT 730
  • Alto desempenho – 144 FPS
    • CPU: Intel Core I5-4460 3.2 Ghz
    • GPU: GTX 1050 Ti

É recomendada a utilização de Windows 7/8/10 de 64 bits, 4 GB de RAM e 1 GB de VRAM.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB