Com as equipas dos ENCE e Vitality já com a vaga garantida nos Play-offs do Minor europeu faltava decidir neste segundo dia de evento quais as duas equipas que iriam completar o lote de quatro equipas ainda a disputar as duas vagas no Major em disputa.
Grandes nomes ainda se encontravam em competição e certamente que tinham de estar no seu melhor nível para evitar a eliminação prematura neste Minor.

Grupo A (Vitality, OpTic, Mousesports e Valiance)

A primeira partida do dia do grupo A foi disputada entre as equipas que saíram derrotadas dos seu jogos inaugurais no primeiro dia. OpTic e Mousesports tinham desde ja a diicil tarefa de disputar a sua sobrevivência na competição.
O primeiro mapa foi Train, mapa escolhido pela equipa dos Mousesports, mapa que tem vindo a revelar-se um autentico trunfo para a equipa internacional que mantém uma percentagem de vitórias no mesmo de 78.6% nos últimos 3 meses! A equipa dos OpTic começou no lado defensivo do mapa teoricamente mais fácil. Porém, nenhuma das equipas conseguiu estabelecer um momento de forma estável ao longo da primeira metade. Com a equipa dos Mousesports a acabar por sair por cima com um resultado favorável de 8-7 na primeira metade. Já na segunda parte, voltamos a rever o mesmo tipo de jogo, muito disputado e sem domínio claro de qualquer uma das equipas com  a equipa dos Mousesports necessitar de jogar as 30 rondas regulamentares da partida para conseguir conquistar a vitória tagencial por 16-14 favorável à equipa internacional.
A escolha dos OpTic para segundo mapa foi Nuke, mapa que já tem vindo a ser uma escolha habitual por parte das equipas dinamarquesas. Os OpTic começaram a atacar e adivinhava-se que a equipa dinamarquesa tinha uma tarefa complicada pela frente tendo em conta as características inerentes ao próprio mapa. Porém os OpTic entraram no mapa com uma primeira metade conseguindo fixar o resultado da primeira metade do mapa ainda que com desvantagem nuns respeitaveis 7-8. Já na segunda metade foi a vez da equipa dos Mousesports aparecer para jogar e destruir por completo a defesa montada pela equipa dos OpTic vencendo 9 das 12 rondas disputadas da segunda parte fixando o resultado num 16-11 um pouco anómalo tendo em conta a inversão de vantagens daquilo que é estatisticamente habitual nas diferentes abordagens ao mapa.
Assim ficou a equipa dos OpTic afastada do Minor e consequentemente acaba por falhar o apuramento para o Major.


Com vencedor definido na primeira partida, a equipa dos Valliance ficava então a saber que equipa iriam defrontar por um lugar nos play-offs do Minor e consequentemente um passo mais próximos da tão desejada vaga no Major. A equipa de núcleo sérvio já tinha vencido a equipa os Mousesports no primeiro dia do Minor por uns surpreendentes 16-14 no mapa Mirage procurava agora repetir a façanha.
O primeiro mapa, escolhido pela equipa dos Mousesports voltou a ser Train. A equipa internacional continuou a escolher dentro da sua área de conforto de forma a tentar garantir a vitória da forma mais segura possível. Começando no lado atacante, teoricamente mais difícil do mapa. A equipa internacional conseguiu produzir uma primeira metade do mapa bastante respeitável apesar de com um resultado desfavorável de 7-8. Na segunda parte foi a vez da equipa dos Valliance ressurgir na partida e dominar por completo, um lado atacante incisivo em que a equipa sérvia vence 8 rondas a atacar em que apenas em uma foi vencida por explosão da bomba acaba por deixar uma mensagem clara para as restantes equipas em competição daquilo que são capazes. O resultado fixou-se em 16-12 favorável à equipa dos Valliance.
O segundo mapa, escolha dos Valliance, foi cache. No lado atacante a equipa dos Mousesports entrou por cima no mapa a vencer as primeiras 5 rondas da partida. No entanto, numa mudança completa no rumo de jogo a equipa dos Valliance acaba por conseguir conquistar o domínio completo da partida vencendo oito das dez rondas seguintes para fixar o resultado da primeira metade em 8-7. Já na segunda metade da partida a equipa dos Valliance manteve o domínio, e numa segunda metade em que apenas se jogaram 9 rondas a equipa sérvia acaba por fechar o mapa de forma rápida com um resultado de 16-8.
Com este resultado a equipa dos Valliance qualifica-se para o play-off do minor e coloca de fora a equipa que ocupa o 4º lugar do ranking mundial da HLTV para grande surpresa dos fãs de CSGO pelo mundo fora.

Grupo B (ENCE, Ex-Space Soldiers, Windigo e North)

O dia do grupo B arrancou com as equipas que saíram derrotadas nos jogos inaugurais do seu grupo a terem de se defrontar. Logo para começar a equipa dos Ex-Space Soldiers tinha  a difícil tarefa de enfrentar a equipa dinamarquesa dos North que vinha de orgulho ferido após uma derrota expressiva por 16-6 às mãos da equipa dos Windigo.
O primeiro mapa, Mirage, foi escolhido pela equipa turca dos Ex-Space Soldiers que iniciaram mapa no lado atacante, uma primeira metade que os jogadores turcos e australiano preferiam esquecer tendo em conta que simplesmente não conseguiram aparecer na partida terminando a primeira metade a enfrentar um resultado pesado de 12-3. Já na segunda metade a equipa dos North não abrandou o ritmo e rapidamente encerrou a partida com um resultado expressivo de 16-5.
O mapa escolhido pela equipa dos North foi Inferno. A equipa dinamarquesa arrancou no lado atacante e ao contrário do que aconteceu no primeiro mapa, teve sérias dificuldades em conseguir impôr a sua presença no mapa, muitas rondas perdidas por ficarem sem tempo revelaram as dificuldades que a equipa dos North tem neste momento em jogar de forma incisiva no lado ofensivo do Inferno acabando por fixar o resultado da primeira metade em 8-7 a favor da equipa dos Ex-Space Soldiers. Já na segunda metade a história foi bem diferente, a equipa dos North reencontrou a sua forma que venceu 9 das 14 rondas disputadas fixando o resultado do mapa em 16-13.
A equipa dos Ex-Space Soldiers ficou assim de fora do Major e com a obrigação de repensar o seu futuro uma vez que neste momento se encontram sem organização e com a necessidade de estabilizar o seu quinteto.

 Para segunda partida do dia no Grupo B que viria a definir a segunda equipa do grupo a integrar o play-off do Minor Europeu foi disputado entre a equipa dos Windigo que tinha saído derrotada da sua segunda partida do primeiro dia de evento frente aos ENCE. E a equipa dos North que ja vinha de rato quente após uma vitória confortável por 2-0 contra a equipa dos Ex-Space Soldiers nesse mesmo dia.

O primeiro mapa, Overpass, foi escolhido pela equipa dos Windigo que começou do lado atacante, tradicionalmente de abordagem mais difícil, apesar de ter obtido um resultado desfavorável na primeira metade do jogo ainda assim conquistaram um resultado respeitavel na primeira metade de 6-9. Já na segunda metade da partida conseguiram encontrar a sua melhor forma precisando apenas de 12 rondas para encontrar as 9 que precisavam para vencer partida fixando o resultado em 16-12
O segundo mapa foi Inferno. A equipa dos North voltou a repetir a escolha de mapa feita contra a equipa dos Ex-Space Soldiers feita algumas horas antes. Começando no lado atacante enfrentaram algumas dificuldades em conseguir encontrar a sua forma, com a equipa dos Windigo a vencer as primeiras 4 rondas, a equipa dos North viu-se pressionada a tomar controlo da partida sob pena de perder a partida e consequentemente a série, e conseguiram mesmo fazê-lo! Venceram 9 das 11 rondas que ainda haviam por jogar na primeira metade do jogo fixando o resultado da primeira metade em 9-6. Na segunda metade a equipa dos North manteve o momento de forma saindo derrotada em apenas 3 das 10 rondas disputadas na segunda metade sem sequer dar a hipótese à equipa dos Windigo de plantar a bomba todas menos uma das rondas vencidas pela equipa dinamarquesa. O resultado do segundo mapa fixou-se em 16-9 a favor da equipa dinamarquesa empatando a série em 1-1 em mapas forçando a partida a terceiro mapa.
O mapa que sobrou para ser jogado no terceiro lugar caso fosse necessário foi Dust2. Com a equipa dos North a começar do lado defensivo cedo demonstrou sérias dificuldades em conseguir cimentar o seu domínio na partida ainda que em simultâneo tenham conseguido fazer exactamente a mesma coisa à equipa dos Windigo resultando numa primeira metade de mapa bem disputada com um resultado de 8-7 a favor da equipa dos Windigo. Na segunda metade a partida manteve-se bastante disputada ainda que com a equipa dos North a conseguir finalmente superiorizar-se e conquistar a vitória do terceiro mapa e consequentemente da série em 16-13.
A equipa dos North acaba então por conseguir a sua vingança contra a equipa dos Windigo e ao mesmo tempo conquistar um lugar nos play-offs deste minor europeu.


E assim ficou definido o elenco de equipas que se irão defrontar ao longo do 3º dia da competição. A equipa dos Vitality irá defrontar a equipa dos North enquanto que os ENCE irão defrontar  a equipa dos Valiance.
Não percas amanhã o rescaldo dos jogos de hoje deste Minor Europeu.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.
PUB