Já está terminada a fase de grupos do main event do Campeonato do Mundo de League of Legends de 2018 (Worlds). Vamos agora olhar para os resultados de cada grupo e perceber qual foi o sorteio para os quartos-de-final da competição.
Todos os grupos foram jogados em Double Round Robin, significando que todas as equipas do mesmo grupo se defrontaram duas vezes.
Comecemos pelo primeiro grupo, o Grupo A: Os Afreeca Freecs foram, nesta pool, a única equipa a vencer dois jogos contra a mesma equipa. Esse resultado veio frente aos Phong Vũ Buffalo e com resultados de 1-1 em jogos contra os G2 Esports e Flash Wolves ficou ditado que os Afreeca Freecs conquistaram o primeiro lugar do Grupo A com um score final de 4-2. De seguida, ficaram os Flash Wolves e os G2 Esports que se ficaram por uma vitória e uma derrota contra cada oponente que enfrentaram terminando com 3-3 no marcador final. A fechar o grupo, em último lugar e sem hipótese de seguirem para a fase seguinte, ficaram os Phong Vũ Buffalo com 2-4 em jogos.
Com os Flash Wolves e G2 Esports empatados, as equipas estavam destinadas a jogar um jogo para quebrar o empate e, no fim de contas, foram os G2 a vencer e a avançar para a fase seguinte. Deste modo, os Afreeca Freecs e os G2 Esports são a equipas do Grupo A a sair para os quartos-de-final. Podes rever este jogo de tiebreaker aqui.
No Grupo B, vimos os Royal Never Give Up (RNG) e os Cloud 9 a empatarem no primeiro lugar do grupo com resultados de 4-2. Em terceiro lugar, ficaram os Team Vitality do português Amadeu “Attila” Carvalho com um score de 3-3. Em último lugar do grupo, ficou a equipa coreana dos Gen.G. Estas pontuações determinaram que estas duas últimas equipas estariam fora da fase seguinte do Campeonato do Mundo de League of Legends.
Com resultados semelhantes no topo da tabela do Grupo B, os RNG e os Cloud 9 tiveram que decidir através de um jogo de tiebreaker quem ficaria com a seed mais alta no sorteio dos quartos-de-final e foram mesmo os Royal Never Give Up a conseguir levar a melhor sobre os americanos. Este jogo entre duas das melhores equipas do mundo pode ser revisto no player abaixo:


O Grupo C foi o único que viu duas equipas asiáticas a preencher o topo da tabela. Com resultados de 5-1 e 4-2, respectivamente, foram os KT Rolster e os EDward Gaming quem avançou para a fase seguinte sem qualquer necessidade de quebrar empates, dada a sua inexistência. A metade inferior da tabela figurava os Team Liquid com um resultado de 3-3 e os MAD Team que foram uma das únicas duas equipas que não venceram qualquer partida na competição terminando, assim, a 0-6.
O Grupo D desta etapa dos Worlds aparentou ser dos mais desequilibrados. Os Fnatic e os Invictus Gaming foram superiores às outras duas equipas, destacando-se no topo da classificação com resultados de 5-1 para ambas. O terceiro lugar deste grupo ficou a cargos dos 100 Thieves que não foram além do 2-4 e os G-Rex fecharam as contas sem qualquer vitória, em par dos MAD Team do Grupo C.
Dado o empate pelo primeiro lugar deste último grupo, foi necessário um jogo de desempate para decidir quem seguiria para os playoffs em melhor posição. Acabaram por ser os Fnatic a vencer os Invictus Gaming no jogo de tiebreaker e a avançar com a melhor seed para os quartos-de-final. Este que foi o último jogo da fase de grupos pode ser revisto aqui.
Estando os grupos decididos procedeu-se, então, ao sorteio dos quartos-de-final da fase eliminatória dos Worlds que determinou que estes seriam os primeiros jogos dos playoffs:
  • Afreeca Freecs vs Cloud 9
  • Fnatic vs EDward Gaming
  • Royal Never Give Up vs G2 Esports
  • KT Rolster vs Invictus Gaming

Os quartos-de-final dos Worlds começam no Sábado, dia 20 de Outubro de 2018, às 05:00 da manhã (hora de Portugal continental) e terão transmissão em no canal da Twitch da Riot Games.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB