Fotografia por: Riot Games/Hara Amorós

A Riot Games anunciou grandes alterações ao circuito Challengers do VALORANT que irão entrar em vigor já no próximo ano de 2024.

Depois de várias discussões entre alguns dos mais conhecidos criadores de conteúdo, equipas e a própria Riot relativas à forma como o calendário e circuito competitivo de VALORANT funcionava, a produtora anunciou as mudanças que tem planeadas para o próximo ano.

Um dos grandes destaques é o ampliar do calendário competitivo para albergar todo o ano civil, ao invés de apenas metade. Neste momento, qualquer equipa que falhasse a qualificação para torneios Ascencion, teria a temporada dada por terminada no início de junho – isto acontece a todas as equipas do circuito nacional, incluíndo SAW, que esteve em Berlim para tentar a qualificação para essa fase seguinte.

Com esse ampliar de calendário, a Riot admite que irá surgir um problema de calendário devido à quantidade de competições distintas e de sobreposição de transmissões, pelo que poderão existir algumas fases que deixarão de contar com transmissões oficiais para evitar excesso de “air time” – no entanto, não descura a ideia de disponibilizar forma dos criadores de conteúdo transmitirem os jogos que pretenderem através de “watch parties“.

Outra das grandes mudanças é a forma como todo o cenário Tier 3 irá ser alterado. A partir do próximo ano, as oportunidades para qualquer jogador a nível internacional de ascenderem a partir do nível mais baixo de competição começa dentro do jogo com o Premier, que irá contar com torneios semanais e que poderá colocar equipas e jogadores na rota das Challenger Leagues.

Foi ainda reafirmada a intenção de organizações com equipas de Tier 2 poderem estar afiliadas a equipas Tier 1, estando autorizadas a utilizar jogadores da equipa “inferior” nos torneios de escalão mais alto. Isto pode levantar alguns problemas, tal como foi mencionado pelo comentador português “Moove”, visto que as equipas Tier 2 poderão perder jogadores e causar um desequilibrio no nível geral do quinteto.

O comunicado da Riot pode ser lido na íntegra aqui.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB