Terminou ontem a edição de 2019 da Intel Extreme Masters Sydney 2019, primeiro torneio que faz parte da segunda temporada do Intel Grand Slam desde o Major em Katowice. Este torneio  reuniu 16 das melhores equipas do mundo desta vez com mais ênfase nas equipas da Oceânia e Sudeste Asiático tendo em conta a localização geográfica do próprio evento.

FaZe, FNATIC, Liquid, MIBR, mousesports, NIP, NRG, Renegades, Heroic, BIG, eUnited, ViCi Gaming, MVP PK, B.O.O.T, Grayhound e Chiefs foram as equipas presentes no evento que durou uma semana.

O torneio dividiu as dezasseis em equipas em dois grupos que foram disputados em formato de eliminação dupla onde apenas os jogos iniciais foram disputados à melhor de um mapa, a partir daí todos os jogos foram jogados à melhor de três mapas. Ambas as equipas finalistas da winner’s bracket de cada grupo garantiu a passagem aos playoffs do evento, sendo que o vencedor passaria automaticamente às meias finais. Já na looser’s bracket, apenas o vencedor passaria aos playoffs, ficando assim com o papel de defrontar o segundo lugar do grupo oposto.

As equipas que passaram aos playoffs, três de cada grupo foram: MIBR, mousesportsNIPFNATICLiquid NRG. Havendo claro destaque para a queda da equipa dos FaZe que apesar de se ter visto forçada a jogar com o seu treinador Janko “YNk” Paunović no lugar de Nikola “NiKo” Kovač devido a problemas com a emissão do visto da estrela bósnia, acabou por ser eliminada no grupo B pela equipa dos Grayhound. Outra das surpresas foi também uma das equipas locais, os Renegades, que desde o Major em Katowice tem vindo a apresentar uma forma cada vez melhor, no entanto, acabaram mesmo por saír eliminados após derrotas por 2-0 frente às equipas dos NIP mousesports.

Nos quartos de final, a equipa dos MIBR foi incumbida da complicada tarefa de enfrentar a recente equipa dos mousesports enquanto que do outro lado dos playoffs surgiu o primeiro “el classico” do CSGO internacional, um duelo entre FNATIC e NIP que já não era visto há algum tempo. E não há absolutamente dúvida nenhuma que estas quatro equipas fizeram a sua parte para enriquecer o espectáculo em Sydney, se por um lado a equipa dos brasileira dos MIBR conseguiu superiorizar-se e eliminar a equipa dos mousesports em apenas dois mapas ainda que tenham levado Mirage a prolongamento, do outro lado é que aconteceu a verdadeira magia. A equipa dos FNATIC conseguiu vencer os NIP, em três mapas, sendo que em dois deles foi preciso prolongamento para encontrar o vencedor, é bem possível que estejamos a assistir a um renascimento do CSGO sueco no contexto internacional.

Nas meias finais foi a vez dos vencedores de cada grupo entrarem em campo para fazerem valer a sua performance na fase anterior, e se há algo que a história nos conta é que por norma a equipa que consegue a passagem automática à meia final através dos grupos por norma não tem grande sucesso. Porém, esta estatística só se verificou mesmo numa das meias finais, onde a equipa dos FNATIC, continuou a demonstrar que o segundo lugar na StarSeries & i-League CS:GO Season 7 não foi atingido por mero acaso vencendo os NRG de Tarik “tarik” Celik por 2-0. Já na outra meia final foi mesmo a equipa dos Liquid, a eterna candidata à vitória neste evento, especialmente tendo em conta a ausência da equipa dos Astralis em Sydney, que venceu os MIBR em apenas dois mapas também apesar da equipa brasileira ter demonstrado neste evento que a pouco e pouco está a conseguir melhorar as suas performances de forma sustentada.

 

A final colocou frente a frente Liquid e FNATIC numa partida que foi disputada à melhor de cinco mapas! Algo que se vê cada vez menos no circuito internacional de CSGO mas que é sempre um teste não só à resistência física e mental dos jogadores mas também à força da sua map pool. Sendo considerado o formato que não deixa dúvidas absolutamente nenhumas quanto à superioridade da equipa vencedora. E aqui, foi mesmo o favorito que venceu, apesar de ter precisado de jogar os cinco mapas foi mesmo a equipa dos Liquid que levantou o troféu no final do evento. Porém ficou a sensação de que poderiam ter sido um conjunto de caras diferente a vencer, especialmente tendo em conta o segundo mapa da partida, Overpass, que foi vencido pela equipa dos Liquid por 16-14. Ainda assim, não deixa de ser curiosa a ascenção da equipa dos FNATIC novamente aos pódios abrindo e muito o apetite para todos eventos que temos pela frente nos próximos meses.

 

TÓPICOS

, , , ,
PUB