Numa carta à comunidade de VALORANT, a Riot Games celebrou o ano competitivo do jogo e lança desafios ao futuro.

A longa mensagem, também partilhada por Leo Faria, o diretor de esports do VALORANT, começa por falar de todas as conquistas do cenário em 2023. O LOCK\\IN de São Paulo, torneio que abriu o ano, é o torneio VCT com mais equipas de sempre e bateu o primeiro recorde do ano, com mais de 1,3 milhões de espectadores no seu pico.

No Masters Tokyo, o torneio viu a maior assistência ao vivo de sempre com mais de 13 mil espectadores em média a encher as bancadas do Makuhari Messe. O VCT Champions em Los Angeles, voltou a elevar a barra para os espectadores dos torneios do jogo, e teve um pico de 1,8 milhões de espectadores, sendo o torneio de VALORANT mais visto até à data.

Ainda nos recordes, o Game Changers Championship tornou-se o evento de esports feminino mais popular de sempre.

Para o futuro, a liga decidiu reavaliar a forma como monetiza a divisão de esports, de forma a melhorar a sustentabilidade para as organizações, equipas, jogadores e técnicos da competições nacionais, ou Tier 2.

O primeiro ponto tocado pela empresa é a sua vontade de dar o passo seguinte no Game Changers. A competição de nome próprio continuará a existir, mas a Riot vai reduzir as barreiras de entrada de jogadoras nas ligas regionais e internacionais. Para isto, vai adicionar a regra de empréstimos às equipas do GC, bem como tornar as jogadoras isentas da regra de imports, apostando num futuro idealmente misto no VCT.

No desenvolvimento de jogadores através do Challengers, a Riot quer apostar na sustentabilidade e desenhar um Path to Pro intuitivo. A partir de 2024, equipas do Premier estarão em luta por lugares no Challengers.

A competição em toda a linha Path to Pro vai contar com uma OFF//SEASON mais curta, reduzindo o período sem competições oficiais que existiu em 2023. Quanto aos Bundles de equipas, a Riot vai mesmo avançar com o plano em 2024, alargando estes bundles às equipas que vencem o Ascension.

Podes saber todas informações em detalhe na publicação da Riot Games.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB