O livro de regras de acesso aos torneios de Major foi alterado pela Valve e entre as novidades estão novos mínimos de equipas para a realização de um RMR e mudanças nos qualificadores.

A partir de agora, cabe aos organizadores definirem se pretendem realizar os qualificadores de acesso ao RMR de forma presencial ou online – sendo obrigatória, no caso da segunda opção, uma divisão regional.

Uma das principais alterações versa no mínimo de equipas para a realização de um torneio RMR, que passa agora a ser de oito. Assim, a região da Ásia-Pacífico passará a contar com um torneio RMR composto por oito conjuntos, em detrimento dos anteriores quatro.

Qualificadores fechados

Nos qualificadores fechados, o número de equipas precisará de ser o dobro das vagas oferecidas, sendo que metade das equipas chegarão através dos qualificadores abertos.

O ranking para definir as equipas convidadas para os RMR é ainda uma incógnita, estando para já confirmada a não utilização do ranking da HLTV.

Europa com mudanças

Sendo atualmente a única região a qualificar 16 equipas para o Major, a Europa terá alterações significativas com uma nova regra.

Esta medida implementará uma fase Last Chance para equipas em situação de 2-3 em cada um dos torneios RMR – os conjuntos serão colocados numa bracket em eliminação direta, onde os vencedores dos primeiros duelos seguem para o sistema gauntlet, com o vencedor a qualificar-se para o Major.

Formatos do RMR

Entre 1 e 4 vagas – Composto por 8 equipas e em eliminação dupla;

Entre 5 e 8 vagas – Composto por 16 equipas e em formato suíço;

Entre 9 e 16 vagas – Equipas divididas em grupos tendo em conta o ranking regional. Formato dependerá da quantidade de vagas;

As alterações anunciadas pela Valve vão estrear-se na caminhada para o Major de Paris, organizado pela BLAST. O torneio está marcado para maio de 2023, entre os dias 8 e 21 de maio.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB