As regras das ligas regionais europeias vão mudar no próximo ano, segundo a própria Riot Games em resposta ao Sheep Esports.
As ligas regionais europeias, ou ERLs, são o primeiro passo de acesso dos jogadores desta região ao mundo competitivo do League of Legends. Desde a sua criação, estas ligas, onde se insere a liga portuguesa, LPLOL, visam promover a competitividade dentro de cada cenário local.
Para ajudar a trabalhar localmente estas competições, a Riot Games tem uma série de regras em vigor que obrigam as equipas integrantes de cada liga a apostar em talento local. Uma dessas regras é a obrigação de ter pelo menos 2 jogadores LTR (Locally Trained Representative), traduzindo livremente jogadores treinados localmente.
Esta regra, contudo, vai deixar de existir a partir de 2026. Este cenário foi avançado ontem pelo portal Sheep Esports, mas entretanto confirmado pela própria Riot Games.
Segundo a empresa, a remoção desta regra irá permitir às ERLs e às CLs, as segundas divisões dessas competições, abrir horizontes e resolver um problema levantado por algumas ligas com a qual a regra não estava a ser benéfica.
Agora a estrutura das equipas passará a estar exclusivamente nas mãos de cada competição, podendo uma liga optar pelo novo 0 LTR ou impor mínimos para a sua competição.
Apesar do fim dessa regra, as equipas estarão na mesma obrigadas a ter pelo menos 3 jogadores da região EMEA, pelo que não podem limitar-se a importar talento de fora da zona de autoridade do League of Legends EMEA.
[SOURCES] Riot Games are removing LTR-requirements in ERLs for 2026
Report by @LEC_Wooloo @i_Eros_ @anonimotum ⬇️https://t.co/pwWsL1he6T
— Sheep Esports (@Sheep_Esports) October 19, 2025
Lê as últimas novidades dos esports aqui.