Três edições em três anos e três vagas entregues a emblemas ibéricos na BLAST Premier: Fall Showdown depois, a RTP Arena Cup regressa novamente em 2023.
Com apenas dois emblemas a terem conseguido o acesso nas três edições disputadas, a RTP Arena Cup viu por duas vezes a Movistar Riders a conseguir conquistar a prova ibérica.
A nacional SAW, com um lineup onde constavam ainda os nomes de “arki” e “stadodo“, foi a primeira a conseguir a vitória na RTP Arena Cup, em 2020.
Vamos então recordar as três edições da prova que entregará este ano novamente uma vaga na BLAST Premier: Fall Showdown.
2020 – A estreia fez-se com bandeira nacional
Com SAW e Giants Gaming a representarem a armada nacional na primeira edição da competição, o lote de oito equipas era maioritariamente composto por emblemas espanhóis, com destaque ainda para a x6tence repleta de argentinos.
Se a SAW tinha recebido o convite nacional, a Giants Gaming tinha alcançado o acesso após a conquista da Master League Portugal.
Nos quartos de final, destaque para as vitórias tanto de Giants como de SAW perante x6tence e KPI Gaming – equipa onde militava na altura SunPayus, agora na ENCE – respetivamente.
Nas meias-finais, a Giants de “fox” não foi capaz de ultrapassar a Movistar Riders, perdendo por 2-0. Na outra meia-final, SAW bateu a Cream Real Betis por 2-0 também e garantiu o dérbi ibérico na Grande Final.
O BO5 decisivo entre Movistar Riders foi de autêntico sentido único. Se em Overpass a equipa espanhola ainda conseguiu chegar às oito rondas, o Vertigo foi completamente one sided com SAW a vencer por um expressivo 16:1. O terceiro e último mapa foi Train, também dominado pelo quinteto nacional e fechado no 16:12.
A vitória por 3-0 na final atirou a SAW para o lago dos tubarões na BLAST Premier: Spring Showdown onde apenas conseguiu uma vitória na fase de grupos perante a Vitality.
A equipa de “apEX” e “ZywOo” seria juntamente com ENCE uma das qualificadas para a BLAST Premier: Spring Final dessa temporada.
2021 – O domínio de Movistar Riders
Com uma mudança completa no cenário das equipas qualificadas, apenas a Movistar Riders aparecia como maior representante espanhola na edição de 2021.
Também a Iberian Family, lineup que misturava talento nacional com alguns dos nomes emergentes do cenário espanhol, conseguiu apresentar-se em alto nível depois de triunfar no qualificador fechado.
Com Iberian Family a conquistar o Grupo A e Movistar Riders a conseguir o segundo lugar. SAW e OFFSET levaram as duas vagas do Grupo B para uns playoffs mistos onde os dérbis ibéricos aconteceram logo nas meias-finais.
Desta feita, SAW não conseguiu superiorizar-se perante uma Movistar Riders mais forte e que venceu tanto Inferno como Overpass por 16:13, garantindo vaga na final.
Do outro lado, uma série levada a três mapas viu a OFFSET alcançar a Grande Final após bater a Iberian Family – de “SunPayus” e “adamS” – por 2-1 (16:14 em Dust2 e 16:10 em Nuke).
A final, essa, foi um autêntico atropelo favorável à Movistar Riders. Com um total de 9 rondas em dois mapas, a OFFSET viu a equipa espanhola carimbar o passaporte para a BLAST Premier: Fall Showdown.
Nessa edição do torneio da BLAST, a Movistar Riders acabou por despedir-se logo na primeira ronda ao perder por 2-0 frente a Virtus.pro.
2022 – Movistar Riders, uma vez mais
A terceira edição da RTP Arena Cup contou com nomes sonantes do cenário mundial. Com SAW em crescendo e Movistar Riders em alta rotação, a prova de 2022 contou ainda com a presença da 00Nation de “coldzera“.
Se no Grupo A SAW e 00Nation não deixaram escapar as duas vagas disponíveis nos playoffs, no Grupo B a Movistar Riders precisou de se empenhar para conseguir avançar até à fase seguinte. OFFSET dominou o grupo ao vencer FTW e Riders por 16:8.
A equipa de “MUTiRiS” voltava a defrontar o principal emblema espanhol nas meias-finais e o resultado voltou a não sorrir ao lado nacional. Apesar de ter levado a série a decider, o Inferno escapou em overtime por 22:19, falhando assim nova presença na final da competição.
Do outro lado, a 00Nation triunfou perante uma OFFSET que ainda levou o primeiro mapa ao limite (16:14 em Inferno). O Overpass acabou por cair nas mãos da equipa brasileira, que garantiu a presença na Grande Final.
No jogo de todas as decisões, foi novamente a bandeira espanhola a triunfar. Dois mapas e um bilhete para nova edição da BLAST Premier: Spring Showdown. Depois do 16:12 em Mirage, o quinteto de “ALEX” selou a vitória com o 16:13 em Nuke.
No evento da BLAST, a equipa espanhola voltou a não conseguir avançar da primeira fase e perdeu por 2-0 perante Astralis.
2023 – Uma nova oportunidade
Novo ano e nova vaga em jogo. A RTP Arena Cup está de volta para entregar a equipas do cenário ibérico uma vaga na BLAST Premier: Fall Showdown.
Estas são as datas a reter para o torneio e links de inscrição dos dois qualificadores ibéricos:
- 26 de agosto (sábado, 13:00) – Qualificador Aberto #1 [BO1, semis BO3]
- 27 de agosto (domingo, 13:00) – Qualificador Aberto #2 [BO1, semis BO3]
- 7 de setembro (5ª feira) – Grupo A [BO1]
- 8 de setembro (6ª feira) – Grupo B [BO1]
- 9 de setembro (sábado) – Meias-finais [BO3]
- 10 de setembro (domingo) – Grande Final [BO3]
Com $425,000 em prémios, as finais da BLAST Premier: Fall serão jogadas de 22 a 26 de novembro com NIP, Heroic, FaZe, Vitality, NAVI e Astralis apuradas, sendo os últimos dois conjuntos conhecidos de 4 a 8 de outubro com o Showdown.
Vais poder acompanhar todas as etapas da RTP Arena Cup com a transmissão portuguesa oficial na Twitch!
Lê as últimas novidades dos esports aqui.