Riot Games revelou os seus planos para o sistema Ranked de 2026, focando-se nos maiores “pontos de dor” da comunidade competitiva: autofill, dodging e desequilíbrio de MMR.
A forma como funciona o Autofill vai ser idêntica ao Wild Rift, com novas proteções e bónus de LP, a Riot quer acabar com o Chain Dodging e Lobby Hostaging e vai recalcular a forma como os ranks são atribuídos e geridos.
Autofill e Aegis of Valor
Começando com um dos problemas mais conhecidos das ranked queues de League of Legends, o Autofill, chegam mudanças positivas. Esta posição que pretende reduzir tempos de filas de espera, atribuindo jogadores a posições que não tenham tantos jogadores ativos numa altura do dia, vai passar a ser protegida para incentivar os jogos a acontecerem.
O primeiro passo para esta proteção passa por tentar alinhar um Espelho de Roles: O sistema tenta atribuir um jogador autofilled a um jogo em que haja um jogador autofilled na mesma posição na equipa adversária. Quando isto não é possível, o jogo tentará fazer com que ambas as equipas tenham o mesmo número de jogadores autofilled. Se essa segunda regra também não for possível, a equipa que tiver mais autofilled terá um MMR superior para compensar o desequilíbrio.
Outra medida é a introdução do Aegis of Valor, algo que existe no Wild Rift. Este escudo de LP funciona de forma simples e apenas exige que o jogador tenha alcançado um rank no jogo igual ou superior a C.
Com o Aegis of Valor, o jogador se perder não perde LP, se ganhar, vence o dobro do LP. Jogadores que joguem em roles prioritários (Support e Jungle) recebem automaticamente estas recompensas com a mesma frequência que um jogador apanharia autofill, de forma a recompensá-los.

Acabar com o Chain Dodging e Hostaging
O dodging e o hostaging (banir o campeão de um aliado) são outro grande foco de melhoria, visando reduzir o tempo perdido e a frustração pré-jogo.
Dar dodge num jogo quando estamos autofilled deixa de retirar esse estatuto, passando a garantir que o jogo seguinte será sempre autofill até que este seja jogado. Em Master+ o Dodge contará como uma derrota total, mantém-se o estatuto de autofill e o tempo de espera para um novo jogo aumenta.
No Champion Select confirma-se a novidade de que não será possível banir campeões que estão a ser Hovered por um aliado. Os tempos das animações e transições nesta fase do jogo também serão reduzidos em cerca de 30 segundos, acelerando a velocidade de entrada em jogo.

Recalibração de MMR
2026 será também um ano de recalibração geral de ranks de forma a ajustar os Tier mais baixos. A Riot identificou que os tiers mais baixos (como Bronze) estão sobrecarregados com jogadores que, na verdade, têm um nível de conhecimento do jogo muito superior ao que o rank sugere. Esta recalibração dos ranks inferiores vai refletir-se numa mudança necessária para acomodar o facto de que o nível de habilidades de todos os jogadores aumentou ao longo dos anos.
Também irá existir um novo indicador de subida para identificar jogadores cujo MMR é muito superior ao rank visível. Isto servirá para identificar no Loading Screen jogadores que possam ser Silver a jogar num Lobby de Platinum, de forma a revelar que o rank visual apenas ainda não acompanhou a subida rápida de MMR.
O Flex também vai sofrer alterações de forma a encaixar melhor com o Solo/Duo. O objetivo é evitar que jogadores de rank elevado estejam a bater em ranks inferiores nesta queue, passando a haver um alinhamento entre queues de rank.
Por último, todos os ranks voltam a ter possibilidade de jogar em Duo, incluindo os Challengers. Inicialmente esta vertente do ranked tinha sido desativada por causa do Boosting, mas com as alterações recentes aos sistemas de deteção, a Riot está confiante que já pode voltar a permitir Duo em rank muito elevado.

Todas estas mudanças estarão a caminho do Ranked no League of Legends no arranque de 2026.
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