Polium One

A Polium One apresenta-se como a primeira consola do mercado dedicada ao gaming em Web 3.

Esta nova consola, segundo a Polium, será uma novidade revolucionária no mercado, capaz de correr jogos em várias blockchains. Na lista disponibilizada no site da consola, que é ainda um protótipo, será possível aceder a título construídos sobre Ethereum, Solana, Polygon, BNB, ImmutableX, Harmony, EOS e WAX.

Para além desta longa lista de blockchains, serão ainda permitidos títulos em quase todas as linguagens usadas para criação de videojogos: JavaScript, C++, Python, C#, Java e HTML.

As promessas não ficam por aqui, garantindo a Polium que a consola será capaz de correr jogos em qualidade de Ultra HD 4K com uma fidelidade de até 120 FPS. Contará com Ray Tracing e um alcance HDR de 8K.

O comando apresentado não é o mais inovador, assemelhando-se vagamente a um DualSense da PlayStation 5, recorrendo a um esquema de botões Y X B A como o utilizado pela Nintendo. Contará com entrada para heaphones, terá Haptic Feedback, um botão para aceder rápidamente à carteira de Cryptomoedas, um painél de toque e um leitor de impressões digitais para validar a identidade do jogador.

No site é prometido um menu simplista com acesso rápido aos jogos, sistemas sociais e histórico de atividades. Do lado Web 3 deste sistema operativo, será possível comprar e trocar NFTs e gerir carteiras de todas as Criptomoedas mencionadas acima.

Nos anúncios nas redes sociais já começaram as chover críticas a esta consola, nomeadamente de jogadores mais céticos quanto à integração de NFTs em videojogos. Também o logotipo da Polium foi colocado em causa por se assemelhar dramáticamente ao logotipo da Nintendo GameCube, algo que a empresa reagiu confirmando as parecenças mas defendendo-se dizendo que o cubo representa a blockchain e o nas zonas abertas desenha um P de Polium. Prometeram, contudo, refazer a imagem da empresa.

As datas de lançamento da consola são 2024 para quem investir na consola antes do lançamento e 2025 para o público. A Polium aponta ter um protótipo funcional até ao final deste ano que apresentará ao público através de vários eventos.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, ,
PUB