Phil Spencer anunciou a sua reforma da Microsoft, encerrando um ciclo de 38 anos na empresa e uma década à frente da marca de gaming.
A saída de Phil Spencer da posição de CEO da Microsoft Gaming ocorre em simultâneo com a demissão de Sarah Bond, que ocupava o cargo de Presidente da Xbox. Estas mudanças de alto nível representam uma reestruturação total na cúpula da Microsoft Gaming.
Enquanto Spencer opta pela reforma, Bond deixa a organização para procurar novas oportunidades externas. Com a saída de Phil Spencer da Xbox, Asha Sharma foi nomeada a nova CEO, assumindo a responsabilidade de gerir a transição para um modelo de negócio mais focado em software e na expansão multiplataforma. Até ao momento, Asha era presidente da divisão CoreAI da Microsoft.
Noutra mudança interna na liderança que tem tido problemas nesta geração, Matt Booty, responsável pelos Xbox Game Studios, vai assumir um novo cargo de Chief Content Officer. Quanto ao cargo de Presidente da Xbox, neste momento não há qualquer informação sobre um novo nome para o cargo ocupado até hoje por Sarah, braço direito de Phil e apontada desde sempre como a sua sucessora aquando de uma possível reforma da figura máxima dos jogos na Microsoft.
O movimento de sucessão é visto como uma mudança de paradigma estratégica, afastando-se da liderança tradicional que consolidou aquisições como a Activision Blizzard para focar na rentabilidade de serviços.
I’m excited for @asha_shar as she steps into the CEO role. She’s joining an incredible group of people; teams full of talent, heart, and a deep commitment to the players they serve. Watching her lean in with curiosity and a real desire to strengthen the foundation we’ve built…
— Phil Spencer (@XboxP3) February 20, 2026
Lê as últimas novidades dos esports aqui.