Jacob Hale, jornalista da Dexerto e especialista na COD League, descobriu declarações preocupantes sobre as ligas. A Overwatch League e a COD League podem estar em risco no seu modelo de negócio atual.
A Overwatch League e a Call of Duty League têm passado por momentos difíceis nos últimos anos. Os fracos números de espectadores quando foi assinada exclusividade de transmissão com o YouTube (revertida no início deste ano) e vários escândalos no grupo ABK complicaram a vida das duas competições.
Com futuros incertos no início deste ano (especialmente no caso da OWL) os rumores começaram a circular de que ambas estariam próximas do fim. Estas duas ligas foram criadas num formato franchisado com uma plataforma inovadora que atribuía uma cidade/casa a cada equipa.
As vagas para cada uma das ligas rondavam as dezenas de milhões de euros, um investimento avultado para qualquer organização de esports. Apesar dos valores, as maiores organizações aceitaram com a condição de verem o seu retorno financeiro através de patrocínios. Infelizmente para a saúde das ligas, estes patrocinadores começaram a abandonar após os problemas mencionados acima.
Activision have admitted to concerns over the longevity of the current business model of the Call of Duty League and Overwatch League, and that efforts to address their challenges “may prove unsuccessful.” pic.twitter.com/YU1ELD2yVK
— Jacob Hale (@JakeHaleee) May 5, 2023
No relatório de contas destinado aos acionistas, lançado no passado dia 4 de maio, a empresa admitiu preocupações com o futuro das ligas no seu modelo de negócio atual.
Dentro dos vários documentos é possível encontrar uma menção preocupante destinada aos acionistas: “Continuamos a atacar os desafios, o que poderá resultar em custos avultados, e estes esforços poderão revelar-se um fracasso.“
Lê as últimas novidades dos esports aqui.