Foi no dia de ontem que tivemos a final do OMEN Eurogamer CS:GO Challenge.
Os grandes favoritos eram os OFFSET, que tinham já o seu lugar garantido na final, onde aguardavam depois pelo vencedor entre Hexagone e quem vencesse entre Team HD e defs. Foi um dia repleto de jogos equilibrados, excelentes apontamentos por todas as equipas mas sempre com um mix de fragilidades.
Obviamente que a grande nota vai para a conquista dos Hexagone, tendo em conta que a equipa dos OFFSET estava em crescendo apesar de os Hexagone serem sempre aquela pedra no sapato tal como tinham já demonstrado na última série em BO3 em que as equipas se tinham encontrado.
TEAM HD VS DEFS
Talvez o jogo em que mais pessoas tinham dificuldades em atribuir um favorito. De um lado tínhamos os defs que nestes últimos tempos vinham a apresentar melhorias na sua qualidade de jogo, e de outro lado tínhamos os Team HD, que com uma muito recente alteração e ainda por cima um jovem jogador, a equipa e o próprio Diogo “snapy” Filipe se podiam ressentir.
Este 1º jogo começa em Inferno e logo de que maneira. Ambas as equipas a montarem bem as suas defesas e foram aguentando as tentativas de entrada por parte do adversário. Foram os defs que começam a defender, e quando viram a 1ª parte com 13-2 na sua map pick já todos nós estávamos muito cépticos relativamente ao que iriam conseguir fazer os Team HD, mas a verdade é que deram uma excelente resposta e conseguiram mesmo um grande comeback. Aproveitando o momentum os Team HD fecharam mesmo o mapa com uma vitória por 16-14. Diogo “HIDDENj” Lopes e João “krush” Abraão foram os elementos chave para esta recuperação.
Cache foi o 2º mapa a ser jogado, escolhido pelos Team HD, mas mais uma vez vimos a equipa que escolheu o mapa não se conseguiu superiorizar. Os defs entraram a todo o gás e desta vez conseguiram apresentar melhor trabalho ofensivo. Viraram a 1ª parte a vencer por 8-7 e depois com o pistol round ganho a CT, tiveram apenas de segurar a vantagem e continuar com a solidez defensiva apresentada no mapa anterior. Desta vez sem resposta a equipa dos Team HD acaba mesmo por perder o jogo por 8-16. Miguel “sark” Diogo que tinha estado desaparecido no 1º mapa, acabou por ser muito importante nesta vitória.
A decisão do vencedor foi feita em Dust2 e tivemos novamente um jogão. Termina com 16-14 a favor da equipa dos Team HD mas foi um ping-pong autêntico, nenhuma equipa queria deixar a outra fugir então íamos vendo ronda cá, ronda lá. Os defs pegam no jogo e fecham a 1ª parte em vantagem mas depois veio novamente o bloqueio. Permitiram novamente que a equipa dos Team HD recuperasse e fecham novamente com 16-14 a seu favor. O IGL Diogo “HIDDENj” Lopes é novamente crucial para a sua equipa, especialmente nas situações de clutch.
Pontos que ficam, é a falta de capacidade por parte dos defs para fechar os jogos onde claramente tinham tudo para o fazer, a excelente reacção dos Team HD a momentos difíceis e a confirmação de 2 jovens jogadores, Miguel “sark” Diogo e Diogo “snapy” Filipe.
TEAM HD VS HEXAGONE
A equipa dos Team HD já estava quentinha, mas os Hexagone vinham com a clara missão de vencer este torneio e estavam muito confiantes. Iam ter de entrar fortes no jogo para conseguirem levar de vencidos os Team HD que obviamente estava moralizados pela maneira com que fecharam o 1º BO3.
Apesar de terem sido 2 mapas muito close a equipa dos Hexagone conseguiu ser superior, justificando a vitória fechado num Mirage decidido apenas em overtime.
Esta série de BO3 arranca em Inferno onde claramente os Hexagone tinham vantagem tendo em conta que é dos seus main maps. Os Team HD começam melhor, mas não conseguiram apresentar a mesma solidez defensiva que tinhamos visto no jogo vs defs. A equipa dos Hexagone foi fazendo algumas boas rondas, aquecendo os motores para uma 2ª parte em que dominam por completo, mesmo depois de terem perdido o pistol round. João “jay” Diogo foi tentando levar a sua equipa para a frente, mas Renato “renatoohaxx” Gonçalves e João “plat” Ferreira trabalharam bem para o lado dos Hexagone.
Em Mirage tal como já referimos, tivemos jogo até overtime, jogo muito partido onde entrou melhor a equipa dos Hexagone mas que depois vimos os Team HD a dar uma resposta positiva, terminando a 1ª parte a vencer por 8-7. A 2ª parte começa logo com um rush b que funciona para o lado dos Hexagone mas que depois em termos de primeiros buy rounds a equipa dos Team HD conseguiu equilibrar o jogo. Os Hexagone tiveram ainda clara oportunidade de fechar o jogo mas mais uma vez permitiram uma reacção do adversário e o jogo foi até ao overtime, onde os Hexagone fecham o jogo por 19-16. Os maior protagonistas acabaram por ser os mesmos do 1º mapa, João “jay” Diogo do lado dos Team HD e Renato “renatoohaxx” Gonçalves e João “plat” Ferreira do lado dos Hexagone.
A equipa dos Team HD não consegue alcançar a final mas deixam bons apontamentos, certamente que ainda têm de encontrar um ponto de equilíbrio para não continuarem a fazer jogos onde têm ronda de 8 e outras de 80 que foi obviamente muito prejudicial para o seu afastamento da competição. Os Hexagone conseguem sobreviver ao seu 1º jogo, ultrapassando um adversário sempre difícil.
HEXAGONE VS OFFSET
A final que grande parte das pessoas já estava à espera, os Hexagone têm sido os únicos a causar dificuldades aos OFFSET e ainda estava na memória os últimos 2 jogos que terminaram 16-14 a favor dos OFFSET, mas que podiam ter caído ao contrário. Os OFFSET entram completamente a seco, a jogar apenas nesta final e tal como o João “sh1zlEE” Sá referiu, os Hexagone não queriam de todo chegar e jogar a final porque é sempre importante ultrapassar aquele período de adaptação ao som, ao espaço e tudo o que envolve um evento offline, para depois conseguirem jogar ao seu melhor nível.
A final começa no Cache onde em termos de mapa, tínhamos ligeiro favoritismo para os OFFSET que conseguiram entrar melhor. Oss Hexagone tomaram as rédeas e fecharam a 1ª parte com um 10-5 esclarecedor, onde os OFFSET apesar de tentarem algumas adaptações foram prontamente parados por uns Hexagone que apresentarem um nível de confiança e concentração muito grande. Na 2ª parte o domínio dos Hexagone continuou, ainda para mais tendo conseguido meter o pistol round, encostaram o adversário à parede. Grande solidez defensiva fez com que fechassem o mapa com 16-6 a seu favor. José “MISK” Rangel e João “sh1zlEE” Sá foram os jogadores mais deste 1º mapa.
No 2º mapa, Inferno, parecia que a equipa dos OFFSET ia dar uma resposta ao que se tinha passado em Cache, mas foram novamente os Hexagone e chegarem-se à frente, tendo realizado um bom t side logo na 1ª parte onde venceram por 9-6, aproveitando o facto de Renato “stadodo” Gonçalves ter passado muito ao lado do jogo. Os OFFSET ainda entram melhor na 2ª parte que foi um autentico jogo de ping pong mas que terminou com um 16-13, fechado por João “sh1zlEE” Sá. Apesar de ter perdido Rui “rizz” Lima teve uma estrondosa prestação, e foi muito por ele que a sua equipa conseguiu ir ganhando algumas rondas importantes, arrastando o jogo quase até à ultima ronda.
Com este jogo fica tudo relançado agora para os próximos eventos, os OFFSET vinham a ganhar a tudo e todos, mas no 1º evento offline que podia contar com todas as equipas, acabou mesmo por ser os Hexagone a vencer. Vamos ver se os Hexagone dão continuidade a esta surpresa ou se os OFFSET vão reclamar aquilo que parecia estar garantido.
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