Ontem, durante o VALORANT Champions, a NAVI foi sancionada pelo uso de substâncias ilegais na arena.
O VALORANT Champions começou há 3 dias e já há polémica a rodear o evento da Riot Games. Durante o duelo com a DRX, a contar para a Winners Match do Grupo D, a NAVI recebeu uma sanção pouco vulgar por parte da organização.
A organização foi acusada de utilizar Snus, umas “saquetas” de tabaco húmido para colocar na boca. A utilização de produtos de tabaco é proibida pela Riot Games em eventos oficiais na área adjacente aos jogos, devido aos seus efeitos relaxantes nos jogadores que podem alterar o seu desempenho.
O ucrâniano Kyrylo “ANGE1” Karasov pode ser visto a colocar algo na boca durante a transmissão oficial, alegadamente um destes pacotes de tabaco:
— NAVI Neim (@neimkomm) August 8, 2023
Este produto tem ganho tração entre atletas dos mais variados desportos, do Futebol ao Counter-Strike, passando também pelo League of Legends e VALORANT. O uso destes produtos, que estão diretamente ligados ao desenvolvimento do cancro da boca, é feito para reduzir os níveis de ansiedade e diminuir o stress antes e durante os jogos.
A Riot Games e várias federações têm regras restritas quanto à utilização destes produtos e no caso do Champions, o uso repetido pode levar à desqualificação de uma equipa.
No caso da NAVI, ficou o aviso e a foi retirada uma das possíveis pausas técnicas da equipa durante a série. A equipa ucraniana acabou mesmo assim por cair frente aos coreanos da DRX e aguarda agora a sua próxima adversária no Decider Match do Grupo D que será disputado no próximo dia 12 de agosto.
Cada uma destas “saquetas” contém o equivalente a 3 a 4 doses de nicotina normalmente presente num cigarro. A compra e venda destes produtos é ilegal em Portugal.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.