A antevisão completa do Patch 26.4 de League of Legends revela mudanças profundas na previsibilidade das habilidades e no equilíbrio de itens de nicho.
Riot Phroxzon já trouxe até às suas redes sociais as mudanças que vão chegar na próxima semana com o patch 26.4. O destaque desta atualização vai para a reformulação do comportamento do R do Ryze, o ajuste dos campeões que dominam com o item Dusk & Dawn e um esforço para tornar a Senna novamente uma ameaça de AD no papel de suporte.
A ressurgência de Ryze nos últimos meses expôs falhas no comportamento de previsão do seu Ulti. Atualmente, a habilidade falha em teletransportar campeões em situações onde deveria ser intuitivo. Para aumentar a consistência, a Riot vai remover uma funcionalidade complexa, tornando o R muito mais previsível tanto para o utilizador como para os adversários. O R deixa de tentar prever a movimentação dos jogadores quando estão no círculo e passa a transportar todos os que estiverem na área, independentemente de estarem a caminhar para sair ou não.
Nas alterações às “abusadores” da Dusk & Dawn e outros erros de cálculo:
- Gwen e Kayle: Ambas as campeãs tornaram-se as utilizadoras mais eficientes do item Dusk & Dawn. Após nerfs noutros utilizadores, estas flutuaram para o topo, sendo agora alvo de reduções diretas de poder.
- Kassadin (Manamune): Embora a Riot aprecie a nova build de Manamune, Kassadin está demasiado forte. A facilidade com que regressa à rota no início do jogo torna-o difícil de punir, pelo que terá agora mais dificuldade em atingir os seus picos de 2 e 3 itens.
- Rengar: Após correções de bugs na versão 26.2 que o tornaram demasiado consistente no High ELO, o campeão sofrerá um recuo no seu poder total.
Estas 4 personagens serão mesmo as mais afetadas pelos Nerfs do 26.4 que atingem um total de 16 campeões de todo o plantel do jogo.
No que toca aos ADCs, vai haver uma nova rotação de Meta, dado que as alterações anteriores não mexeram com a posição:
- Jinx e Twitch: Recebem nerfs de durabilidade no mid-game. O objetivo é manter o dano, mas punir severamente erros de posicionamento.
- Aphelios: Continua a dominar mesmo após hotfixes (no 26.1). O campeão vai receber um nerf genérico para alinhar o seu poder.
- Xayah: Aumento do tempo do W para torná-la competitiva e reduzir a dependência exclusiva da Essence Reaver.
- Samira: Ajustes para compensar a perda de eficácia na sua build de Blood Thirster após as mudanças no crítico.
Atualmente, a build de suporte focado em utilidade da Senna está a superar a de AD. A equipa de design quer inverter esta tendência, garantindo que, embora a vertente de utilidade continue viável, o foco em AD seja a opção mais forte para respeitar a fantasia original da campeã. O Q e o W vão levar Buffs no scaling com Attack Damage.
Podes verificar todas as alterações em números aqui:
Full Patch Preview 26.4!
Ryze
– Ryze’s resurgance in the last few months has increased visibility on R’s prediction behavior. This behavior is frequently difficult to predict and often doesn’t teleport champions when it feels like it should
– We’re removing this functionality… pic.twitter.com/SyeMvKHHqZ— Matt Leung-Harrison (@RiotPhroxzon) February 11, 2026
Lê as últimas novidades dos esports aqui.