Confirmam-se os rumores de há alguns meses, o League of Legends vai mesmo adicionar um novo esquema de controlos.
Depois de terem surgido rumores de que um novo esquema de controlos para o League of Legends estava a ser testado internamente pela equipa de desenvolvimento da Riot Games, a equipa veio agora confirmar esta novidade.
O League of Legends sempre foi um jogo complexo de aprender, não só pela sua dificuldade geral de compreensão e quantidade de conhecimento necessário para se jogar a um nível média, mas também pelo seu esquema de controlos baseado no rato (Point & Click), esquema esse que é mais habitual de um jogo de estratégia, de onde o género MOBA nasceu, do que de um jogo de ação, onde o League se quer posicionar.
Devido a essa barreira, tem sido cada vez mais complicado convencer novos jogadores a experimentar o jogo, até porque este esquema raramente é utilizado hoje em dia. Para mudar isso, a equipa de desenvolvimento do jogo tem estado a trabalhar secretamente neste novo formato de teclas, mais intuitivo para jovens jogadores.
Sem intenção de deixar cair o esquema antigo, a Riot quer incluir os dois esquemas no jogo e deixar que os jogadores escolham por si, mas o desafio será grande. Num primeiro momento, o esquema WASD será adicionado exclusivamente ao PBE por um período longo, que irá começar em breve.
Os jogadores profissionais também já tiveram a oportunidade de jogar com este novo esquema e aliados a testes internos já se desenhou uma linha de problemas a resolver. O objetivo será levar o esquema WASD até aos jogos Ranked, mas esse ponto final só será concluído quando a equipa sentir que não há uma diferença significativa entre os dois esquemas.
Aproveitaram também para revelar que terão de fazer alterações específicas a alguns campeões e habilidades para resolver melhor com o teclado, dando o exemplo do Ulti da Miss Fortune, que terá de ter um ajuste no código para não ser cancelado acidentalmente com um clique no WASD.
Com esta mudança de controlos também chegam algumas outras mudanças à experiência do jogador, como uma melhoria da acessibilidade no UI de jogo, novas e mais profundas opções de Macros para facilitar a vida dos jogadores, e uma câmera fixa dinâmica que se ajusta ligeiramente com os movimentos do rato e do campeão.
Num outro ponto, que promete dividir a comunidade, será também adicionado um indicador para Last Hits, que visa ajudar os novos jogadores, mas por outro lado corre o risco de retirar mais um ponto de dificuldade do jogo que separa ranks.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.