Imagem de Riot revela planos para 2026 no League: Novo foco em splitpush e missões de role

A equipa de devs do League of Legends revelou o Dev Blog de gameplay da 1ª Temporada de 2026, e as alterações que chegam ao PBE prometem abanar o Summoner’s Rift.

O grande foco para 2026 é tornar as estratégias de siege e splitpush mais viáveis e garantir que todas as funções tenham um impacto equilibrado no jogo. O tempo morto de jogo também vai ser reduzido substancialmente e estão de saída alguns pontos-chave de 2025 como o Atakhan, as pétalas e os Feats of Strength.

Dado o tamanho da atualização que chegará em janeiro, a Riot decidiu dividir as alterações em segmentos que podem ajudar a entender o que muda e o que fica igual.

Acelerar o jogo e reduzir o número de objetivos

A Riot quer acelerar o início da ação e reduzir a “fadiga de objetivos” sentida no ano anterior, com mudanças drásticas no timing e na presença de monstros épicos.

Principais alterações de tempos

  • Menos tempo morto: Os minions e os primeiros monstros da selva vão nascer 35 segundos mais cedo, reduzindo o tempo de espera no início do jogo.
  • Fim do Atakhan: O Atakhan, introduzido no ano passado, foi removido do jogo, tal como as Blood Roses e as Petals.
  • O Baron Nashor regressa ao spawn original aos 20 minutos.
  • Fim dos Feats of Strength: As missões que recompensavam o cumprimento rápido de objetivos foram removidas. Em contrapartida, os bónus de gold para First Blood (100 gold) e para a Primeira Torre (300 gold) estão de volta.
  • Homeguard: Velocidade do Homeguard dura até à T1 no início do jogo e Minion Wave mais distante no Late Game. Termina imediatamente quando se entra na Jungle ou se encontra um campeão inimigo.

Durabilidade e Comebacks

  • Objetivos mais resistentes: Todos os monstros épicos estão 15% mais resistentes, com um aumento da durabilidade concedida pelo Dragon Vengeance (buff de monstros que aumenta consoante a quantidade de dragões abatidos por uma equipa). Isto visa facilitar que a equipa em desvantagem consiga contestar ou roubar objetivos.
  • Recompensas ajustadas: O gold foi reduzido, mas a XP de comeback (para a equipa em desvantagem) foi aumentada para Dragões e Baron Nashor.

Melhorias na visão e push mais simples

A visão passa a ter um papel mais acessível a todas as roles com mudanças no mapa e nos cooldowns dos Trinkets. Estratégias de Pushing e Sieging ganham novas armas para abrir o jogo no Rift.

Novidades no Sistema de Visão

  • Faelights: Serão introduzidas localizações especiais no mapa que, ao colocares uma Ward, concedem uma visão extra para lá do alcance normal (Bonus Vision).
  • Trinkets mais rápidas: O cooldown dos Trinkets amarelos foi reduzido.
  • Scryer’s Blooms (planta de visão): Serão adicionadas mais Scryer’s Blooms para ajudar a sair da base ou a fazer splitpush nas side-lanes.

Melhorias no Pushing e Sieging

  • Crystalline overgrowth: Uma nova feature que se acumula nas torres ao longo do tempo. Quando atacada, consome a acumulação para causar dano extra à torre. Esta é a nova forma de todos os campeões fazerem progresso no pushing.
  • Plates permanentes: As Plates nas T1 passam a ser permanentes e serão adicionadas às torres interiores (T2 e T3) e às torres do Nexus. O Ouro por torre é agora distribuído pelas plates.
  • Torres do Nexus: Estas torres passam a dar respawn com 40% de vida, em vez de 100%, para evitar backdoors fáceis sem punir em demasia a equipa atacante.

Novos itens e regressos

Foi revelada uma longa lista de itens que vão ser adicionados ao jogo, juntamente com dois regressos muito esperados. Todos os nomes são temporários, com a exceção dos retornados. Estas são as novas ferramentas para os jogadores a partir de 2026:

  • Scepter of Bonking: É um Sheen Item que duplica os On-Hits. Especialmente forte para AP Fighters.
  • Emblem of All-Inning: Criado a pensar nos ADCs, é um novo Zeal Item que dá Ultimate Ability Haste, Velocidade de Ataque e críticos garantidos durante 3 ataques após o uso do Ulti. Caso o Crit já fosse garantido, dá dano extra como True Damage.
  • Blood Sphere: Omnivamp e Tenacity que escala com bónus AD.
  • Novo Item de Assassino: Item para ajudar a fechar jogos que adiciona um DoT ao ataque seguinte a um Takedown válido apenas para Epic Monsters e torres.
  • Mananomicon: Novo item com ativo que dá um estado empowered durante alguns segundos onde o campeão gasta mais mana do que o normal, mas as habilidades dão mais dano e têm cooldowns mais reduzidos.
  • Snowbow: Mais um Item para ADCs que aumenta o dano baseado na distância entre o campeão e o alvo. Após um Takedown, dá um enorme aumento de alcance durante alguns segundos.
  • Buff Engine: Um item de aura. Dá velocidade de ataque, é desenhado para Supports Tank, e ativa apenas quando aplicas um slow ou imobilizas o inimigo.
  • Mantle of the Twelfth Hour: Item para Tanks que dá regeneração de vida por segundo quando estás com o HP baixo. O valor da regeneração aumenta com Armor e Magic Resist.
  • Savior’s Manabell + SuperbellNovo Item de Tear para Enchanters. Dá Heal e Shield Power baseado na Mana. Quando evoluído, cura o aliado mais próximo todos os segundos em que estiverem em combate.
  • Hextech Gunblade (regresso): Continua a ser o mesmo item híbrido que dá AP e AD, Spell Vamp e Lifesteal. O ativo dá dano e slow a um adversário.
  • Stormrazor (regresso): AD, Crit Change e Attack Speed com um efeito de Energized.

Role Quests

As missões de função são a maior mudança de 2026, dando recompensas únicas para Top, Mid e Bot, de forma semelhante às evoluções dos Pets da Selva. A ideia é reforçar as roles mais fracas, considerando a Riot que Support e Jungle atualmente têm o maior peso no jogo.

Todos estes bónus só são desbloqueados depois de serem completadas as missões concretas, que ainda não foram reveladas.

  • Top: Todos os Top Laners passam a ter um Teleport como Summoner Spell, independentemente de levarem ou não outros Spells, ou seja, podem ter Flash + Ignite, e terão acesso na mesma a um terceiro Spell, o TP. Este TP terá um Cooldown maior. Caso o jogador opte por levar o TP na mesma como um dos dois Spells, o mesmo será melhor que o habitual, dando um escudo de vida máxima quando usado. Para além do TP garantido, também ganham mais XP após completarem a missão e têm o seu nível máximo aumentado.
  • Mid: Botas de Tier 3 gratuitas e Recall mais rápido.
  • Bot: Mais Gold e um 7º Item Slot exclusivo para botas, que permite levar mais um item lendário na Build.

As missões da Jungle e do Support vão levar ajustes também. O primeiro clear da Jungle será mais lento, mas o Smite passa a ser mais forte contra Epic Monsters. Quanto a Support, passa a ter um slot exclusivo para Control Wards, estas serão mais baratas para Sups e terá uma geração passiva de Gold.

Estas mudanças chegam ao PBE hoje e prometem um Rift renovado em janeiro com o lançamento da temporada 1 de 2026.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB