A série entre a chinesa BLG e a espanhola KOI no Mid-Season Invitational 25 causou desconforto entre a comunidade chinesa.
Na Weibo, a conta chinesa de Movistar KOI emitiu um longo comunicado onde pediu desculpas à comunidade chinesa de League of Legends e aos fãs da Bilibili Gaming. Neste caso, os fãs da vice-campeã chinesa não gostaram da atitude dos jogadores da KOI que deram hover em vários campeões de veneno e usaram emotes sugestivos durante o jogo, que levaram os espectadores a acreditar que era uma provocação direta à comunidade chinesa tentando fazer uma associação entre o país e a pandemia de COVID-19.
No comunicado, e há pouco durante a transmissão oficial do MSI no canal de Ibai, co-fundador da equipa, a organização garante que foi só um mal-entendido. As provocações e os campeões já teriam sido feitas com outras equipas e não era algo dirigido à comunidade chinesa, mas que compreendem como pode ter sido mal-interpretado dadas as diferenças culturais.
Pediram desculpas a todos os fãs que ficaram desconfortáveis e relembraram a importância que a comunidade chinesa tem para esta organização, referindo o respeito que têm pela BLG e pelas equipas chinesas.
Uma publicação com um cartaz sugestivo em que Elk era a cara, parecia também sugerir uma ligação com o livro “The Mystery of Dr. Fu-Manchu”, onde o principal vilão é um chinês criminoso. Esta publicação também mereceu a atenção da equipa nos comentários e acabou por ser removida das redes sociais para amenizar a situação, com a equipa a garantir que não havia qualquer ligação.
A KOI vai agora a jogo contra a CFO pela sobrevivência no Mid-Season Invitational 2025. A campeã europeia é a última sobrevivente da região EMEA, depois da eliminação da G2 Esports frente à FlyQuest na passada noite.
Este é o comunicado traduzido da KOI no seu perfil da Weibo, a maior rede social da China:
Lê as últimas novidades dos esports aqui.