Um organismo de inteligência artificial voltou a derrotar jogadores profissionais. Em Junho de 2018, o OpenAI derrotou uma equipa humana e em Agosto fê-lo contra uma equipa composta por 5 dos 1000 melhores jogadores do mundo. Agora, foi o AlphaStar, software de inteligência artificial (IA) da DeepMind e propriedade da Google, que conseguiu derrotar os profissionais da Team Liquid, e desta vez, no Starcraft 2.
A DeepMind é uma empresa líder mundial em pesquisa em inteligência artificial, capaz de desenvolver programas capazes de solucionar problemas sem ter que lhes dizer como fazer. Foi com este mesmo método que a DeepMind ensinou a sua IA a derrotar alguns dos melhores jogadores do mundo de Starcraft 2. Tendo conseguido acesso ao código do jogo, a DeepMind colocou o seu IA a treinar e este jogou o número de jogos equivalente a 200 anos em apenas uma semana.
O software de inteligência artificial da Google poderá, inclusive, ser mais forte do que o da OpenAI. Este último treinou o equivalente a 180 anos de jogos por dia ao longo de várias semanas. Já o AlphaStar, conseguiu fazê-lo em “apenas” 200 anos de jogos treinados durante uma semana. A comparação directa apenas seria possível se estes dois se enfrentassem no mesmo título visto que, agora, a comparação é feita entre jogos diferentes.

Para treinarem, os bots começaram por ver repetições de jogos da comunidade e por aprender com estes. Mais tarde a IA competiu contra si própria numa liga – literalmente – interna até um dos agents (nome dado aos bots) se destacasse dos demais. Esse agente foi, então, o escolhido para defrontar dois jogadores da Team Liquid: Dario “TLO” Wünsch e Grzegorz “MaNa” Komincz. Estes dois jogadores estão cotados em 69º e em 19º do ranking mundial, segundo a GosuGamers.
Nenhum dos jogadores teve qualquer hipótese contra o sistema de inteligência artificial, tendo estes profissionais destacado as respostas aparentemente humanas, as estratégias pouco comuns e a capacidade da IA movimentar melhor as tropas que os jogadores humanos. Por outro lado, os agentes AlphaStar observavam o jogo com um campo de visão maior, diferente daquele utilizado pelos jogadores. MaNa quis uma desforra contra um bot que tivesse uma visão normal e, uma semana depois, conseguiu que isso acontecesse.
A IA reaprendeu a jogar neste novo modo de visão e não conseguiu derrotar o jogador polaco mas com mais tempo de aprendizagem, ninguém ficaria surpreendido se a DeepMind fosse capaz de obliterar os jogadores profissionais nas mesmas condições de jogo.
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