Do Japão chegou mais uma história que mostra que o gaming e os esports não têm idade limite.
Uma senhora de 92 anos, Hisako Sakai,venceu recentemente um torneio de esports de Tekken 8. Este torneio era o Care Esports Association Cup de Inverno, que contou com jogadores exclusivamente acima de 60 anos.
Esta associação já deu que falar antes realizando torneios entre as comunidades mais velhas, usando os jogos para ajudar a manter as mentes dos mais idosos ativas e flexíveis. No canal da associação é possível ver vários vídeos que explicam o processo para montar estes torneios e como os jogos têm ajudado estes cidadãos a recuperar alguma funcionalidade motora e cognitiva.
Hisako Sakai não era a mais idosa a participar neste evento, com dois outros participantes de 93 e 95 anos a ficarem fora do top 4. Na grande final derrotou um dos favoritos à conquista do torneio, Goro Sugiyama de 74 anos.
Hisako levou o seu característico Claudio e Goro jogou de LiLi, numa decisão que começou a favor da idosa, que levou o primeiro jogo da série por 3-0. Na segunda luta repetiu-se a dose para festa dos comentadores e dos cuidadores desta atleta nonagenária.
Sem ser possível ter uma análise total do espectro de esports internacionais, online já se avança que esta será a nova campeã mais velha de um torneio de esports. O anterior recorde acredita-se pertencer a Abbe Borg, conhecido como DieHardBirdie, que venceu um torneio de CS:GO para seniores na DreamHack Summer em 2019, aos 76 anos.
Podes assistir aqui ao jogo da vitória (2:25:40):
Lê as últimas novidades dos esports aqui.