A liga profissional de H1z1, o outrora Battle Royale líder na categoria, está em vias de fechar portas depois de apenas um split em funcionamento. A aquando do anúncio desta liga organizada pela Daybreak e pela Twin Galaxies e com a passagem do jogo a “free to play” esperava-se que o jogo ressuscitasse, já que até evidenciou o primeiro crescimento na base de jogadores depois de ter levado meio ano com um decréscimo mensal de 30% da sua base de utilizadores activos.
Lançada em Abril de 2018, a H1Z1 Pro League (H1PL) visava criar um ambiente financeiramente auto-sustentável mas, ao que parece, Jace Hall, co-presidente da Twin Galaxies, enviou uma carta a todos os jogadores e equipas a informar que a liga não teria um segundo split. Um dos maiores problemas desta competição tem sido a falta de interesse do público e nunca conseguiu amealhar mais do que 7,900 espectadores. Para piorar, este número surgiu no dia de lançamento, perdendo valor a medida que as semanas passaram.
Outro problema e que foi fatal na execução da H1Z1 Pro League, foi o planeamento financeiro. As equipas participantes na competição teriam a receber $400,000 em duas fases, uma por split. Este valor já estaria orçamentado pelas equipas: Dos $200,000 a receber por cada split, $125,000 estavam dedicados aos salários dos jogadores e os restantes $75,000 para criação de conteúdo e outras despesas e estes montantes seriam pagos sete semanas antes de cada split começar.
O primeiro split deveria ter começado há mais de dois meses estando agendado para 15 de Setembro e o dito pagamento para 28 de Julho. O dinheiro, porém, nunca chegou e algumas equipas foram forçadas a dispensar fundos próprios em prejuízo para garantir que os seus jogadores recebiam o salário que lhe competia enquanto o segundo split da H1Z1 Pro League era continuamente adiado. Entre estas equipas estão Cloud9, TSM, CLG e Vitality.
Ainda que tenha falhado todas as datas para pagamentos relativos a este segundo split, a organização da H1PL, pelo intermédio de Jace Hall, continua em busca de soluções para fazer os pagamentos com que se comprometeu.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.