Imagem de Google lança Project Genie AI e causa caos nos mercados financeiros

A Google DeepMind abriu o acesso ao Project Genie, uma ferramenta de IA generativa que permite criar mundos de videojogos interativos.

A partir de simples comandos de texto ou imagens, esta nova ferramenta cria um novo mundo virtual totalmente preparado para ser jogado e explorado. O lançamento deste Project Genie, contudo, está envolto em polémica visto que os utilizadores já estão a usar a ferramenta para recriar personagens e cenários protegidos por direitos de autor, como Shadow the Hedgehog, Dark Souls e The Legend of Zelda, levantando novas questões legais sem precedentes na indústria.

TLOZ: Breath of the Wild criado no Genie:

O Project Genie não se limita a gerar apenas imagens estáticas ou vídeos, mas sim ambientes onde o utilizador pode realmente jogar. Através de “aprendizagem profunda”, a inteligência artificial compreende a mecânica de movimento e a física básica (ainda com alguns problemas). Através do “Prompt-to-World”, basta escrever uma descrição ou carregar uma imagem para a IA gerar um nível jogável.

Para já esta ferramenta ainda está numa fase experimental, servindo como um “protótipo de investigação experimental”, nome pomposo para uma espécie de fase de beta. Apesar de ser ainda uma iteração inicial, o potencial de escala é enorme e já causa problemas para a indústria do desenvolvimento de videojogos.

Nível ao estilo Dark Souls/Elden Ring criado com a ferramenta da Google:

Especialistas jurídicos, como Pete Lewin da firma Wiggin, alertam que o Genie eleva o problema da IA a um novo patamar. Enquanto ferramentas como o Midjourney criam “memes“, o Genie permitirá no futuro criar experiências que competem diretamente com os produtos oficiais.

Ao contrário de outras IAs generativas que já implementaram filtros para evitar a criação de celebridades ou marcas registadas, o Project Genie parece ainda não ter “guardrails” (barreiras de segurança) robustos. A Google defende que está a construir a tecnologia de forma “responsável para beneficiar a humanidade”, mas ainda não esclareceu como irá proteger os direitos de empresas como a Nintendo, Sega ou Sony.

Esta foi a apresentação oficial da empresa:

Quem já está a sofrer são algumas das maiores empresas de desenvolvimento. Após o anúncio da Google, as ações da Unity, motor de jogo, caíram quase 22% e gigantes como Roblox Corp e Take-Two apresentaram valores negativos de 10,7% e 9,36%, respectivamente.

As quedas entretanto estabilizaram, mas as perdas não foram recuperadas, ficando uma grande parte das empresas de gaming cotadas na bolsa com valores de mercado consideravelmente mais baixos.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB