A FPF eSports publicou um comunicado sobre o futuro do futebol virtual, particularmente no que às competições de 1×1 e 11×11 diz respeito.

A partir da próxima época, pode ler-se no comunicado, os circuitos nacionais no modo 1×1 e 11×11 em FIFA estão suspensos por tempo indeterminado. “Esta decisão teve como base a posição da EA Sports, produtora e detentora da propriedade intelectual do jogo ‘FIFA’, que alega impossibilidade de qualquer federação associada à FIFA de organizar atividades no modo de jogo ‘Pro Clubs’, assim como limitações a nível de formato das competições de 1×1”.

Todas as federações associadas na FIFA receberam indicações sobre as limitações na criação de competições nas duas modalidades, apesar de várias tentativas de seguir no sentido contrário: “A situação tornou-se insustentável após múltiplas notificações oficiais da EA Sports sem margem para dar continuidade a qualquer competição no modo “FIFA Pro Clubs”.

Competições de 11×11 suspensas

No seguimento das limitações impostas pela EA, é também possível ler: “É, por isso, com grande tristeza que a FPF eSports vê o desfecho deste desenvolvimento, sendo alheia a esta decisão por parte da EA Sports”.

Alterações no panorama de 1×1

Com base no comunicado, esta foi a última época a coroar um campeão nacional individualmente, já que as competições no modo 1×1 vão passar a Challenges organizados, com vários desafios ao longo da época e ainda o prémio MVP para coroar o melhor jogador do ano.

Um novo ciclo para o futuro virtual

Assim, os circuitos nacionais de futebol virtual passarão a ser focados nos clubes e em modelos competitivos semelhantes aos da FIFA eNations Cup e UEFA eEuro. O modelo definido em FIFA, neste momento, é o de 2×2 com cada plantel até ao máximo de cinco elementos. Já na UEFA existe a possibilidade de um sistema também de 2×2 ou até 3×3. A posição da FPF eSports não está ainda definida, mas continuará, lê-se, a defender o melhor interesse do futebol virtual português como um todo.

Na época 2020/21 haverá também aposta no Pro Evolution Soccer, de forma a desenvolver a modalidade junto de clubes e associações, bem como inúmeras iniciativas na comunidade para jogadores casuais, escolas, universidades, eventos e conferências “para que mais marcas se aproximem e invistam no futuro e no desenvolvimento do futebol virtual nacional”.

O comunidado pode ser lido na íntegra aqui.

PUB