1. SSG vs SKT – A primeira B05 alguma vez disputada no Campeonato do Mundo

Partindo de novo para o StaplesCenter, o primeiro jogo deu inicio logo após mais uma espetacular abertura por parte da Riot Games.


 
Inicio da série à melhor de 5
worlds8
Legenda dos Objectivos
 
1º jogo – SSG 0 : 1 SKT
worlds9
À partida para este desafio, umas das principais armas dos SSG que poderia surgir como resposta ao previsto domínio por parte dos SKT era a prestação de Cuvee na toplane, dado que chegou à final com o maior número de solo kills do mundial (15), em que muitos compararam a sua prestação com a de Impact, toplaner dos Cloud 9, na fase final do LCS Americano. Para além disso, o Duke apenas tinha 3 solo kills e não estava na sua melhor forma. Ainda, os SSG vinham também de uma série de 10 vitórias consecutivas conseguidas no mundial.
Early Game
Após o primeiro champion select da série, ambas as equipas tinham conseguido composições confortáveis, como o Viktor para o Crown ou o Trundle para o Duke. Aparentavam uma estratégia bem definida; os SKT procuravam ter vantagem de splitpush colocando o Trundle vs a Poppy (onde a habilidade subjugate iria ter um papel fulcral para roubar as defesas da Poppy que iria construir full tank e assim permitir vantagem numa das side lanes ao longo de todo o jogo. Por outro lado, Crown garantiu a sua pick mais confortável de Viktor mas Faker respondeu com Orianna, um champion com que está confiante contra qualquer matchup.
 
Logo no inicio de jogo deu para ver o quão bem delineada estava a estratégia dos SKT, com a vantagem de matchup no top side do mapa de Trundle vs Poppy, vantagem de early push da midlane em Orianna vs Viktor, permitindo ao Bengi de Olaf invadir a jungle constantemente. Faker a invadir a nível 2 para roubar um dos pequenos raptors, acabou por falhar, no entanto devido a um mau controlo de aggro.
worlds10
Aos 8:20 minutos, Bengi faz mais um invade no red buff e garante o first blood no Ambition logo após Ruler ter estado a 2 de vida, com o warlords bloodlust a ser determinante para a sua sobrevivência.
worlds11
Aos 14minutos, esta pressão na jungle inimiga por parte dos SKT culminou com uma double kill ao pé dos Raptors dos SSG, onde uma Shockwave max range por parte da Orianna permitiu o follow up do Olaf para conseguir as kills e o consequente roam de Bengi para a botlane, onde não só forçaram o teleport do Cuvee como interromperam posteriormente o seu recall por duas vezes, permitindo ao Duke dar algum dano na torre da toplane e ao Faker levar o first blood da torre do mid.
Por volta dos 18minutos acaba por cair a torre da toplane e da botlane dos SSG, criando-se uma vantagem de 3-0 em torres para os SKT e uma vantagem de 5 mil de gold. SKT utilizam a sua superioridade de gold e de visão atual (devido à ausência da primeira linha de torres dos SSG) para subir a sua linha de wards para a jungle inimiga. Apesar do domínio dos SKT, realce para o roubo do segundo infernal dragon aos 28minutos por parte de Ambition, garantido assim o primeiro para a sua equipa e impedindo o segundo para os SKT, que já possuíam um infernal. Este fator foi determinante ao longo de todo o jogo pois tanto a Orianna como o Jihn são carries que compram muito ap e ad (ability power e atack damage) ao longo do jogo e possuir um multiplicativo de 16% ao invés de apenas 8%, que poderia ter selado o destino deste jogo ainda mais cedo.
worlds12 
Mid Game
SKT procuraram por volta de 10minutos por picks e puxar as torres dos SSG, que defenderam de maneira exemplar com muita paciência e wave clear às mãos do Viktor e Caitlyn, não cedendo aos baits de objetivos que os SKT tentavam criar. No entanto aos 32min, SKT colhem o fruto do trabalho de controlo de visão da jungle inimiga e garantem o primeiro baron do jogo. Este baron permitiu aos SKT levar a segunda torre do meio, do top e mais um mountain dragon.
Aos 39minutos, Duke é apanhado overextended sem visão e SSG conseguem garantir a kill e a primeira e segunda torre do bot, no entanto SKT a responder de forma exemplar com o segundo baron e um consequente Elder drake sem contestação por parte dos SSG. Apartir dai, SKT a usarem um posicionamento 1-3-1 para procurar utilizar ao máximo o seu baron buff + Elder drake onde conseguem levar a segunda torre do bot, a terceira torre do top e a terceira do mid, e inibs do top e mid. Poderia ter sido jogo após um erro fulcral por parte de Ruler, com uma 90 caliber net na direção errada, não fosse a fantástica defesa por parte dos SSG e em particular do Crown, que consegue uma double kill e repele os restantes membros dos SKT.

Late Game
SKT reagrupam e tentam puxar o terceiro inibitor mas SSG, muito perspicazmente, a dar um engage imediato com o teleport da Poppy e o flash + snare da Zyra para garantirem uma vitoria de teamfight três por zero e baron, mas a troco da sua última torre do nexus. Se os SSG tivessem hesitado um segundo que fosse, poderiam ter perdido o jogo face à enchente de minions que estava por chegar.
SSG com este baron conseguem levar duas torres da midlane dos SKT, mas acabam por conceder o Elder drake de novo aos SKT sem contestação. Nesta altura do jogo, apesar da diferença de gold ser já quase insignificante, qualquer teamfight perdida podia ser o jogo para os SKT, pois os SSG já tinham dois inibitors abertos e o nexus sem torres.
No entanto, tudo termina com uma teamfight caótica aos 54minutos onde Faker troca a sua vida pela do Crown e Bang pela do Ruler. A partir daí, a vitória vai para os SKT pois a frontline de Trundle e Olaf com os escudos constantes da Karma é impossível para Lee Sin e Poppy impedirem de bater no nexus.

 
2º jogo – SSG 0 : 2 SKT
 
worlds13
Early Game
Seria necessário para os SSG ter um early game mais forte neste 2º jogo de forma a combater a agressão por parte dos SKT e este draft foi feito à volta disso com vantagem no early game para os solos laners da equipa dos SSG. Contudo, a botlane a sofrer no confronto contra Bang e Wolf, que têm mais de 300 jogos oficiais juntos face aos menos de 30 jogos por parte de Ruler e CoreJJ.
worlds14
Este foi o primeiro jogo oficial do Faker com o novo Ryze e apesar do início não ter corrido da melhor forma, o verdadeiro potencial deste champion ainda estava por surgir.
O firstblood desta vez saiu para as mãos de Ambition, que obteve muita proteção da sua botlane para conseguir sobreviver ao embate, uma vez que estava a compensar o jogo anterior com um bom early game, mas que acaba por ser apanhado em contrapé com um excelente contra-ataque por parte dos SKT que conseguem, com o Realm Warp do Faker, apanhar o CoreJJ fora de posição e equilibrar a troca (double snare de Ryze e Jihn em follow up).

Aos 12:18 minutos, os SSG procuravam tomar o controlo do jogo com um dive bem planeado para a botlane, Ambition entra pelo dragon pit, evitando wards e coloca uma pink para o Cuvee dar teleport sem ser detetado pelos SKT. No entanto, os SKT mesmo assim a reagirem atempadamente e a conseguirem neutralizar a jogada dos SSG com uma troca de 2 por 2, onde a ausência do uso do ultimate por parte da Kindred poderia ter alterado essa troca mais para o lado dos SSG.

Mid Game
Ao entrar para o mid game, Ryze começa a realçar a sua força com roams muito rápidos, especialmente para o topside onde já tinham conseguido garantir 3 kills no Kennen através de dives. Estas kills permitiram garantir o controlo do top side jungle dos SSG e destruir o fator Kennen para este jogo (já não conseguia vencer o 1v1 vs o Gnar e estava demasiado atrás para procurar flanks com o seu teleport). Ao garantirem esse controlo, a visão ficou dominada pelos SKT que conseguiram baron aos 27minutos sem qualquer contestação.
worlds15
Com este baron garantiram todas as torres fora da base dos SSG e aos 30minutos, bastou o Ambition ser apanhado para toda a sua equipa ir atrás. Dive na base dos SSG, 5-0 a favor dos SKT, segunda vitória garantida!

3º jogo – SSG 1 : 2 SKT
 
worlds16
Early Game
Perante a possibilidade de irem para casa neste terceiro jogo, e uma vez que a sua segunda derrota foi muito pesada quando em comparação com a prestação que tiveram no primeiro jogo, os SSG precisavam de uma resposta. Os SKT, uma máquina bem oleada, fazem um champion select seguro e, sem banir, forçam Crown a procurar uma alternativa invulgar na sua champion pool como é o caso do Aurelion Sol para tentar forçar roams fortes, como fez Faker no jogo passado, e obrigam Ruler a alterar a sua pick de Caitlyn devido aos altos e baixos que tivera nesta serie. Sem dúvida um jogo psicológico forte por parte dos campeões em título. Esta pick de Aurelion Sol teria também um efeito contra a equipa dos SKT, que na fase de grupos deu-se muito mal contra este champion.
Deu-se o início do que poderia ser o último jogo do mundial. O early game foi equilibrado, havia oportunidade de roam por parte do Aurelion Sol mas para onde? Toplane a vantagem era do Duke e no Bot o seu ad carry apenas tinha mana (tear). No entanto, esse mesmo roam foi forçado para a botlane aos 8:30 minutos e acabou por correr extremamente mal com o First blood a sair para o Bang dos SKT.

Faker na midlane constantemente a pressionar Crown com a shockwave, toplane a ir a favor do Duke com ajuda em dive do Bengi. Tudo corria bem para os SKT que acabaram por levar o FB da torre novamente na midlane numa excelente jogada estendida de equipa.
SKT a medir águas no primeiro jogo, no segundo já a entrar com confiança e a garantir uma vitória bem mais facilitada, seria aqui o 3-0 para os SKT? Tudo indicaria que sim com uma vantagem enorme de splitpush, 6 torres para 1 torre dos SSG e uma vantagem de gold enorme aos 25minutos.
 worlds17
Mid Game
SSG, apesar de atrás, conseguem ir garantido os drakes do jogo e, eventualmente conseguem apanhar Bang desposicionado, conseguindo garantir a kill e mais um infernal drake aos 30minutos, estando quase 9 mil de gold atrás. SKT tentaram responder com um baron, mas foram fortemente castigados pelos SSG. Ruler esteve impecável nesta teamfight! Garantiram um 3-0 e o baron! Para mim foi este o momento que definiu a série. Esperança nunca morreu por parte dos SSG apesar de estarem 9,7 mil de gold atrás e era este a oportunidade ouro para darem a volta, fruto do desleixe dos SKT que já pareciam estar a cantar vitória!

SSG espremeram este baron buff ao máximo, garantido 6 torres incluindo a torre da base da botlane deixando assim o inibitor aberto. Grande parte disso deveu-se ao grande flank por parte do Ambition que conseguiu mandar o Faker para o meio dos SSG. Sem ele, SKT com muita dificuldade a protegerem as suas torres. Com esta jogada, a diferença de gold ficou reduzida em apenas 3 mil de gold.
worlds18
Apartir deste momento, Elder drake saiu para os SKT, com uma maior vantagem posicional, de visão e de uso do splitpush do Trundle com Teleport. A dança do baron surgiu durante vários minutos. Uma equipa começava, apanhava um membro e recuava, depois era a outra equipa a apanhar algum membro fora de posição. Um jogo de intensidade e estratégia nunca antes visto!
 
Late Game
Aos 49 minutos SKT procuraram fazer o Elder drake, era mais fácil para a sua equipa pois ainda não tinham nenhum elemental drake e impedir que este fosse para os SSG era imperativo. SSG tentaram contestar, mas sem sucesso. Todavia, conseguiram recuar sem casualidade.
worlds19
SSG recuaram, SKT com Elder drake foram diretos para o baron pit e iniciaram o baron. SSG usaram teleport, o voo do Aurelion Sol e tudo o que podiam para chegar a tempo de impedi-los. Chegaram tarde, o baron saiu para os SKT, mas estes estavam maltratados de terem disputado o Elder drake, a teamfight seguinte e agora o baron, tinham também o debuff ativo do baron e por isso lutar era perigoso. Decidiram arriscar e aí, SSG deram a volta ao jogo! Conseguiram eliminar três membros da equipa dos SKT, fazendo desparecer assim os dois buffs que estes tinham disponíveis. Cuvee e Crown a serem determinantes para impedir Faker de ter qualquer impacto nesta luta, que acabou por morrer muito cedo. Esta era a segunda reviravolta que os SSG precisavam! Dois Inibs a caírem a seu favor!

Aos 54:30 min, Faker a demonstrar que os melhores jogadores do mundo também cometem erros e a ser apanhado depois de fazer o blue buff, custando-lhe a vida a ele, ao Duke que veio na ajuda e o terceiro inibitor!
worlds20
Aos 58minutos, baron foi para os SSG que procuraram depois o engage. Um knockup perfeito da Zyra a ser arruinado por um mau Keeper’s Verdith da Poppy acaba por lhes custar o confronto, mas a teamfight é tão alongada que permite ao Faker ter duas Shockwaves durante a sua duração e o renascimento de vários membros dos SSG que tinham morrido no começo da teamfight.
Após uma dança de Elder drake de 8minutos, os SSG começaram a dirigir-se para lá para contestar apenas deixando Faker e Bengi a fazer o Elder drake. A oportunidade faz o ladrão e Ambition rouba o tão importante Elder drake para os SSG. A mudança de role mais bem-sucedido de toda a história do LOL! SSG garantiram posteriormente o baron e começaram a tentar fechar o jogo. Aos 70 minutos de jogo os minions eram imensos e este baron buff mostrou ser essencial para o push da equipa. Winions e muita paciência a darem a primeira vitória para os SSG! Zyra a ser também ela essencial para a sua equipa contribuindo com a segunda maior percentagem de dano!
 
4º jogo SSG 2 : 2 SKT
 
worlds21 
Early Game
KKoma decidiu trocar Bengi por Blank para a posição de Jungle. Decidiram também banir a Zyra de CoreJJ devido à performance no último jogo. Pela primeira vez, Ashe foi deixada open e SKT a querem garanti-la logo como first pick! O potencial de picks era demasiado bom para deixar passar! Ryze continuou a ser banido por SSG.
Este jogo começou semelhante ao segundo, SSG a criar vantagens de farm em ambas as solo lanes mas a perder na botlane.
worlds22
Solokill por parte do Cuvee no Duke! Desta vez, sem ajuda da sua equipa, o Gnar não conseguiu suportar a pressão do Kennen e morreu aos 16 minutos. Cuvee começou a conseguir aumentar a sua vantagem na laning phase, ele que era essencial nesta composição devido a todo o CC e dano que potenciava para a equipa.

Mid Game
SKT começaram a criar vantagem depois de uma boa pick por parte de Faker no Ruler, conferiu-lhes mais uma kill no Crown e um Ocean Drake. Foi uma boa resposta à pressão que os SSG estavam a colocar, que lhes permitiu ficar à frente por 2 mil de gold.
Cuvee com o teleport + flank espetacular a castigar o overextend de toda a equipa dos SKT! Neste jogo, o Kennen explodiu por completo com os carries dos SKT! Garantiram o 3-0 e partiram para o primeiro baron do jogo! Com este conseguiram levar todas as torres do mid e do bot, assim como os inibitors. Ficara assim criada a maior vantagem de gold que os SSG já tiveram em toda esta série!

Com este, conseguiram levar todas as torres do mid e do bot, assim como os inibitors.
worlds23
Os SKT tomaram a iniciativa, à semelhança dos SSG no primeiro jogo, e deram engage nos SSG antes que estes conseguissem ficar bem posicionados para pressionar o terceiro inibitor! Conseguiram o 2-0 e atrasam o push dos SSG. No entanto, acaba por ser inevitável: Duke é apanhado pela Curtain Call do Jihn e pelo follow up + CC do Kennen e cai. A partir daí, a sua equipa ficou indefesa numa situação de 4v5 e cederam o terceiro inibitor.
Com o renascimento de dois dos inibitors, os SKT podiam finalmente respirar de alívio e sair da base, mesmo a tempo para ir disputar o baron que os SSG estavam a tentar fazer. No entanto, Faker é apanhado pelo Cuvee e leva um completo one shot, poderia ter sido jogo para os SSG, mas Bang e Wolf decidem mostrar o porque de serem um dos melhores duos botlane do mundo com uma demonstração de destreza e pormenor completamente assombrosa. Bang encarregou-se de dar todo o dano possível para sobreviver e Wolf, não só mandou a Tidal Wave (R) com a Aqua Prison (Q) no timing perfeito para impedir o Cuvee de chegar ao Bang, como deu um exaust imediato quando o Crown salto na sua direção e usou o flash para a frente do último tiro do Curtain Call que iria vitimizar o Bang. Completamente extraordinário e salvou nesse momento o jogo para os SKT.

Surge finalmente a contestação pelo Elder drake e Cuvee tem mais um fantástico flank de Kennen a deixar os carries Ashe e Orianna completamente fora de combate e a dar zhonyas na altura certa para evitar a Enchanted Crystal Arrow!

A partir dai, foi a perseguição total pelos SSG: garantiram o 3-0 e terminaram o jogo! Estava relançada a série!
 
5º jogo – SSG 2 : 2 SKT
 
worlds24
Early Game
A entrada de Blank não trouxe grande efeito a esta equipa dos SKT, pelo que KKoma decidiu voltar a trocá-lo com o Bengi, um jogador mais experiente que já alcançou, por duas vezes, este jogo determinante que o tornou campeão mundial. Todo os fatores contavam para o que viria a ser o primeiro quinto jogo de toda as finais mundiais de LOL.
Com este champion select pudemos ver o ressurgimento da meta de melee supports. A iniciativa partiu dos SSG, que pickaram Tahm Kench como resposta à pick de Ashe por parte do Bang e desta vez, Faker decidiu roubar Viktor das mãos do Crown na primeira rotação, obrigando-o a ir para Cassiopeia, pois Aurelion Sol estava banido. Pela primeira vez, Ambition conseguiu pegar no Olaf e teve um early game forte, com muitos invades em resposta ao aparecimento de Bengi nas lanes.
Aos 11:30 minutos, num jogo extremamente equilibrado, CoreJJ desequilibra a balança com um Abyssal Voyage fantástico com o Olaf na sua barriga diretamente para trás da botlane dos SKT onde conseguem uma double kill e o FB da torre, também com a ajuda de Crown no roam.

Lee sin encontrava-se com muitas dificuldades em criar plays devido à presença de habilidades como o Miasma da Cassiopeia e Steadfast Presence da Poppy. Faker acabou por ser apanhado à procura de uma kill no Ruler, Duke completou o seu teleport e acaba por ceder mais uma kill para os SSG e a primeira torre da midlane.

 
Mid Game
O jogo acabou por acalmar, as equipas estavam a defender muito bem e a trocar vantagens de farm entre si até por volta dos 30 minutos onde os SKT, com vantagem posicional, conseguiram garantir um infernal drake a juntar aos dois clouds que já tinham.
Após uma troca de kills de jungler por jungler, Ruler espreitou mais do que devia e obrigou CoreJJ a sacrificar-se para o salvar. Este erro enorme e sem qualquer razão aparente, permitiu que os SKT conseguissem fazer baron e obtivessem assim controlo do jogo, destruindo todas as torres fora da base dos SSG, que mesmo assim se mantiveram confiantes e com esperança.

SKT continuaram a dominar por completo o mapa e bastou um erro dos SSG para poderem capitalizar novamente com um baron. Esse erro surge aos 44 minutos quando Ambition foi apanhado por uma brilhante Enchanted Crystal Arrow da Ashe e foi obrigado a usar Ragnarok para sobreviver. No entanto, ao usar este seu ultimate para sobreviver, perdeu todo o potencial que teria para tentar roubar o baron conseguido pelos SKT. Ambition tentou, mas acaba por cair, assim como as torres e os inibitors da top e midlane dos SSG. SKT estavam a ser completamente metódicos e letais nesta fase do jogo.
worlds25
SKT recuaram e voltam à base, com muito gold para gastar. Voltaram no push para a botlane, com muito cuidado, evitando ser apanhados fora de posição. Garantiram a visão e pressionaram o inibitor com muita paciência e sem cometer riscos excessivos, usaram o Chaos Storm do Viktor para dar zone aos SSG e dar dano nas estruturas. Finalmente, acabou por cair o terceiro inibitor e os SKT recuaram para fazer o Elder drake. Era a peça final da Exodia, SKT preparavam-se para puxar e terminar o jogo. SSG encontravam-se sem hipóteses de defesa contra tantos minions e com a vantagem eminente dos membros dos SKT, acabaram por não conseguir segurar o forte e o nexus desmoronou, assinalando a vitória para os SKT que assim revalidaram o seu estatuto de campeões do mundo pelo segundo ano consecutivo e pela terceira vez em toda a história do League of Legends.
worlds26
Uma série muito bem disputada, mais do que muitos esperavam.  Seis horas e meia depois, SSG mostraram que não eram favas contadas e que, apesar do favoritismo dos SKT, estavam cá para levar o título de campeões mundiais. Infelizmente, não o conseguiram alcançar e o título foi entregue aos SKT, bem entregue sem dúvida, e serão necessários muitos anos e muitas tentativas para alguma equipa contestar este patamar bem alto construído pelos SK Telecom T1.
 
Para reviver os melhores momentos deste mundial, vê a seguinte compilação feita pela Riot Games.

Por este ano é tudo, para o ano há mais!
 
 
bombnukerface
Segue o Gonçalo “BombNuker” Miguéis nas redes sociais:
Facebook
Twitter

TÓPICOS

PUB