Parece que as promessas da Riot Games logo após o fim dos Worlds 2025 se vão concretizar, mas não num torneio do circuito oficial, para já.
A edição de 2026 da Esports World Cup introduz uma mudança significativa no acesso à competição de League of Legends com a confirmação de qualificadores abertos. Ao contrário de edições anteriores ou dos circuitos fechados da Riot Games, a Esports World Cup Foundation disponibilizará vagas que podem ser conquistadas por qualquer equipa através de qualificadores regionais.
O sistema de apuramento para o evento em Riade será então híbrido, combinando convites diretos baseados nos resultados dos torneios de primavera da Riot Games e com as fases de qualificação abertas. Esta mudança faz parte da extensão do torneio de 12 para 16 equipas e aparentemente da nova estratégia da Riot de abrir o seu principal desporto virtual, depois de já ter experimentado com o LEC Versus onde recebeu Karmine Corp Blue e Los Ratones.
Estas eliminatórias online permitirão que equipas fora do sistema de franquias ou das ligas principais tenham uma oportunidade direta de chegar à fase final na Arábia Saudita. O objetivo desta estrutura é aumentar a competitividade global e permitir a ascensão de novas formações, garantindo que o torneio conte com os melhores talentos em forma no momento da competição, independentemente do estatuto prévio nas ligas regionais.
A região EMEA é uma das mais beneficiadas, juntamente com a Coreia do Sul e a China. Estas 3 regiões recebem na totalidade 2 vagas abertas para o evento, a par da vaga direta das respectivas competições regionais. Os qualificadores online serão abertos a toda a gente, incluindo as equipas que participem nos circuitos fechados da Riot.
Ver esta publicação no Instagram
Lê as últimas novidades dos esports aqui.