A ESL anunciou a redução de uma das suas principais competições de 48 para 24 equipas, revelando também a lista de convites para a próxima temporada.
Uma das grandes mudanças é a redução dos participantes para metade, tendo em conta as regiões participantes – Europa, Américas e Asia-Oceânia.
O anúncio deixa algumas dúvidas pendentes, pois a lista de equipas apresentada está ainda por confirmar, onde algumas estarão ainda por responder ao convite. MIBR e Cloud9 recusaram ou ignoraram o convite, segundo a ESL.
A lista de equipas convidadas é a seguinte:
Todas as restantes equipas que participaram na temporada anterior receberam convites para a MDL, podendo voltar a garantir a presença na EPL já na próxima temporada.
A ESL Pro League conta também com um novo formato, em que as 24 equipas são divididas em 4 grupos de 6 equipas, jogados em formato Round Robin BO3. Os vencedores de cada grupo asseguram presença numa fase avançada dos playoffs, com os segundo e terceiro lugares a garantirem a presença na fase final numa ronda anterior. A fase final com 6 equipas será jogada numa arena, ao vivo, e contará com uma grande final BO5.