A ESIC emitiu este sábado um comunicado onde refere o arranque de uma nova iniciativa de transparência com o objetivo de melhor comunicar as investigações a decorrer com o público.

Com o objetivo de aumentar a confiança do público geral para com as investigações que estão a decorrer, esta nova “Iniciativa Transparente” irá ser posta em prática através de quatro fases.

A primeira fase passa pela disponibilização online de documentos referentes às investigações em curso, em que fase estão e como estão a decorrer as mesmas. Estas estão disponíveis através de um “Registo de Assuntos“, no site da ESIC.

O segundo passo procura disponibilizar uma lista pública de sanções aplicadas, onde constará o nome do indivíduo em causa, assim como todas as datas importantes da sanção – data de início, duração e fim. Será também exposta o tipo de sanção, assim como o estado da mesma.

O passo seguinte vai também disponibilizar de publicamente os apelos às sanções aplicadas, onde será disponibilizado o apelo realizado, assim como o estado e data. É esperado que estas últimas duas fases sejam impostas até ao final de outubro de 2021.

O último passo irá tornar públicos os documentos escritos das decisões das finais da ESIC para esses mesmos apelos, sejam esses positivos ou negativos. É esperado que esta última fase esteja disponível até ao final de novembro.

Neste momento encontram-se ativas duas investigações – uma a Nicolai “HUNDEN” Petersen, ex-treinador da Heroic, e outra a possível match-fixing na ESEA Premier Norte-Americana. Na fase de finalização encontram-se outras duas – uma relativamente à Akuma e outra ainda sobre a utilização do Bug de espectador.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB