A Epic Games vai ter de pagar um avultado valor à FTC por violações à privacidade de menores e não só. O jogo em causa para esta avultada condenação pública é o Fortnite.

A FTC (Federal Trade Comission) dos Estados Unidos da América condenou a Epic Games a pagar largos milhões de dólares por violar a Children’s Online Privacy Protection Act (COPPA). A condenação é resultado não só desta regra, mas também pelo uso de truques conhecidos por “dark patterns” para levar os jogadores a fazer várias compras acidentais dentro do seu jogo.

Estas ações foram cometidas intencionalmente, permitindo que jovens fizessem compras no Fortnite sem qualquer tipo de autorização ou consentimentos dos seus responsáveis legais. Quanto à privacidade dos menores, o caso condena as definições por defeito no jogo, que abrem o chat de voz e texto para as crianças, abrindo a porta a situações de assédio online.

O caso envolve dois processos distintos dado que são duas violações das regras. No primeiro, relativo à quebra de privacidade e violação da COPPA, a Epic terá de pagar $275 milhões a esta instituição federal norte-americana, ditando o pagamento da maior coima de sempre por violações de uma regra da FTC.

A segunda violação diz respeito aos tais “dark patterns” que vão levar a empresa a restituir $245 milhões aos seus consumidores. Este valor é também recordista para a empresa, ficando marcado como o maior caso de devolução de valor imposto pela Federal Trade Comission na indústria dos videojogos.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, ,
PUB