O Elon Musk quer provar as valências da próxima fase da sua AI, Grok 5, e lançou um desafio de peso para o mundo: Grok vs. melhores jogadores do mundo de League of Legends.
O empresário revelou esta manhã na sua plataforma X que tem a intenção de testar ao limite as capacidades de reação, planeamento e previsão do Grok 5, a nova versão do seu modelo de AI. Esta publicação, em poucas horas, já atraiu a atenção de algumas das maiores figuras do mundo deste MOBA, como Doublelift e até a própria T1, atual tricampeã do mundo, que respondeu com um contra-desafio: “nós estamos prontos, vocês estão?“, adicionando um GIF de Faker à resposta.
Experiências idênticas já aconteceram no passado, com o modelo da OpenAI a vencer uma equipa de elite de Dota 2, mas aí sem qualquer tipo de restrições. A proposta de Elon Musk é mais ambiciosa.
Para tentar resolver este elemento que o empresário considera parte da prova de AGI, Inteligência Artificial Geral, decidiu colocar limitações humanas ao seu modelo de inteligência artificial.
O Grok 5 terá então os seguintes limites:
- Só pode olhar para o monitor com uma câmara, não podendo ver mais ou melhor do que um humano com visão 20/20;
- Os tempos de reação e velocidade de cliques não podem ser superiores aos de um humano.
Com estas duas regras, o Grok 5 estaria a jogar exatamente como um jogador humano joga, estando em testes a sua capacidade de imitar e transcender as capacidades de um humano numa tarefa que este é capaz de executar.
Elon Musk propôs este desafio para 2026, e dada a reação da comunidade, podemos esperar novidades para as próximas semanas. O League of Legends, segundo estudos de 2024, é o jogo em que os jogadores apresentam o QI, Quociente de Inteligência, mais elevado de todo o gaming, sendo que uma vitória em planos iguais contra os melhores humanos traria uma enorme vitória de conceito para a xAI e para o seu Grok.
Let’s see if @Grok 5 can beat the best human team @LeagueOfLegends in 2026 with these important constraints:
1. Can only look at the monitor with a camera, seeing no more than what a person with 20/20 vision would see.
2. Reaction latency and click rate no faster than human.…
— Elon Musk (@elonmusk) November 25, 2025
Lê as últimas novidades dos esports aqui.