Fotografia: Diogo Santos - COD Portugal

Começou hoje a Lisbon COD Party, uma iniciativa da comunidade portuguesa de Call of Duty com altas perspectivas. A LCP conta com 8 equipas a discutir um prizepool de 600€. Recentemente foi anunciado que as duas melhores equipas em competição irão ter entrada directa na recém anunciada Liga Amadora de Call of Duty by FEPODELE.

Estivemos a acompanhar a competição que neste momento se encontra reduzida a 6 equipas. As mix Zorros e ClawS Team já foram eliminadas da competição pela GTZ Bulls e pelo Lusitanos SAD respectivamente. A bracket da competição encontra-se disponível aqui. A RTP Arena entrevistou Rafael “icolz'” Cardoso, um dos organizadores da competição:


Olá Icolz, como é que está a correr esta primeira edição da LCP – Lisbon COD Party, primeira competição organizada pela comunidade Call of Duty Portugal?

Icolz: Está a superar as nossas expectativas. É como disseste, e bem, o nosso primeiro evento organizado. É um desafio interessante, porque nós somos bastante ambiciosos. É um bom começo e até agora tem corrido tudo bem. Espero que seja o inicio de algo maior.

Para esta primeira edição vocês contam já com 8 equipas que é um número respeitável para uma comunidade com cerca de dois meses. Nestas 8 equipas temos algumas organizações e também “mixes”, que perspectivas é que isto abre para uma segunda edição que possa vir a ocorrer?

Icolz: A adesão de organizações portuguesas como a FTW, GTZ Bulls, The Agency, e também uma organização inglesa, a Electrify, abre portas para novas oportunidades e novos jogadores aparecerem no cenário português de COD. Isto trás uma enorme visibilidade porque temos grandes nomes a participar no nosso torneio. As “mixes” que referiste são jogadores que estão a começar a aparecer e que quiseram arriscar jogar o seu primeiro torneio offline. Isto é muito bom e trás destaque ao pessoal que menos aparece, competitivamente falando. Ter estas organizações numa fase inicial do nosso projecto é muito gratificante e dá-nos um grande ímpeto para continuar o nosso trabalho.

Quando falamos de esports em Portugal, pensamos imediatamente em League of Legends e CS:GO, esports que têm posições definidas e estão já cimentados na nossa comunidade competitiva. Estas “mixes” mostram no entanto, que existe outro tipo de interesses e uma comunidade viva à volta do COD. Como é que esta comunidade se pode unir e porque é que não existiam outras actividades assim em COD?

Icolz: Essa é uma pergunta muito interessante porque como referiste, o LoL e o CS:GO são franquias enormes em Portugal. O COD também já o foi mais perdeu-se quando abandonou a plataforma de PC e a competição se mudou para Xbox e Playstation. O jogo ficou um pouco para trás e a comunidade dispersou. A grande diferença [entre COD e LoL/CS:GO] tem a ver com o tempo e investimento de quem organiza. Não é fácil reerguer uma comunidade inteira. Requer tempo, requer dedicação e o pessoal certo para isso. Só assim será possível fazer o COD chegar a grandes palcos nacionais ou internacionais. Isso é mesmo fundamental para o nosso futuro.

Falas e bem do futuro do COD nacional. Achas que o futuro passa por este tipo de torneios ou por outros caminhos no horizonte como a recém anunciada Liga Amadora de COD que será também organizada pela vossa equipa?

Icolz: Passa muito por estes torneios porque este tipo de iniciativa vai trazer outras. São este tipo de competições da comunidade que alimentam a visibilidade do jogo em si, permitindo chegar a outros horizontes. As marcas, investidores, patrocinadores que querem estar envolvidos vêm o potencial e entram em contacto para criar algo também. É preciso ter o pessoal da comunidade a mover-se para mais tarde termos uma base sustentável para investimento que sinto que é o que está a acontecer neste momento. Respondendo directamente à tua pergunta, este é o caminho certo para o COD ser maior em Portugal. Creio que no espaço de 1 ano a 1 ano e meio vamos estar a ver uma evolução enorme.

Vocês para já, logo após a COD Party, vão tratar de toda a organização da Liga Amadora de COD e aliás, o top 2 desta competição tem entrada directa na liga quer será realizada em parceria com a FEPODELE. Como é que surgiu esta oportunidade?

Icolz: Esta oportunidade surgiu com insistência da nossa parte há procura de parcerias. Tivemos a sorte de ter o CEO da Panthers Esports [Pedro “Zordz” Pinto] a apoiar-nos, até porque ele sente um carinho especial pelo jogo e está inserido na organização das ligas amadoras pela FEPODELE, sendo o principal responsável desta liga de COD. Surgiu mesmo assim, de muita insistência. Não foi nada fácil, demorou mas conseguimos. Falámos com a pessoa certa que tinha objectivos claros para este esport que passam por começar por baixo para no futuro ter uma das maiores competições em Portugal. Os nossos objectivos cruzaram-se e a partir daí foi tudo muito natural e genuíno.

E a partir de agora? Está no horizonte a LACOD, temos já amanhã a final da LCP, perspectivas de futuro? Mais LCP, talvez uma Porto COD Party, outro tipo de liga que não amadora, qual é a vossa visão a partir de hoje?

Icolz: A única perspectiva que tenho para o futuro é inserir a organização e o nome da comunidade de COD nos grandes palcos nacionais, XL Games World, Lisboa Games Week, com finais presenciais. Em relação a uma possível Porto COD Party, não temos tido uma boa experiência em termos de adesão na zona norte mas claro que no futuro tudo pode acontecer.

Creio que da minha parte é tudo. Em termos de competição, se os fãs de COD quiserem seguir as novidades, como é que o podem fazer?

Icolz: Podem encontrar a comunidade portuguesa no Twitter em @callofdutypor, têm lá as notícias, eventos e tudo sobre o COD competitivo em Portugal. Depois da LCP terão muitas novidades com a LACOD by FEPODELE. Não percam porque serão novidades em grande.

Muito obrigado Icolz por esta entrevista, desejo-vos a melhor sorte para o futuro e espero ver grandes competições de COD este ano. Fazem sempre falta mais modalidades no circuito de esports nacional.

Icolz: É para isso que estamos a trabalhar. Vamos mostrar que COD é uma das franquias mais fortes em termos de potencial em Portugal.


Amanhã decorre o resto da Lisbon COD Party que está a acontecer ao vivo na Gargula Gaming, em Lisboa. Podem seguir a competição em https://www.twitch.tv/callofdutypor.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, ,
PUB