A Activision Blizzard chegou a um acordo válido por 3 anos com a ESL e com a DreamHack. Os dois jogos terão agora os seus próprios ESL Pro Tour com prizepools de 1.8 milhões de dólares para Starcraft II e 200 mil dólares para Warcraft III: Reforged.
No caso de Starcraft II, isto implica mudanças drásticas no circuito profissional do jogo, culminando no fim do World Championship Series, principal competição do jogo. O objectivo imediato da ESL é levar a modalidade ao resto do mundo após ter tido um mercado centrado na Ásia nos últimos anos.
Agora serão disputados 7 torneios divididos entre 2 Intel Extreme Masters, 4 DreamHacks e um grande evento na IEM Katowice de 2021.
Introducing the #ESLProTour for StarCraft II and Warcraft III: Reforged. Together with @Blizzard_Ent and @DreamHack, we’re creating a new path for players of all levels to achieve greatness.
Discover our vision at https://t.co/I6324omNZc! pic.twitter.com/b5D1JufsA8
— ESL (@ESL) January 7, 2020
Para Warcraft III: Reforged, sendo uma reiteração do jogo original, ainda não existe competição definida. A ESL e a DreamHack ficam então com a tarefa de criar de raiz um circuito para esta nova modalidade RTS. Sem grande informações iniciais sabe-se para já que deverá contar com uma competição ESL, 3 paragens em DreamHacks e um Major a decorrer ainda em 2020.
Os dois jogos de estratégia juntam-se assim ao único ESL Pro Tour existente até há data, o de Counter-Strike Global Offensive. Com esta mudança de paradigma, a Activision Blizzard pode agora focar todos os seus esforços na edição 2020 da Overwatch League e no lançamento da Call of Duty League. Hearthstone mantém-se também nas mãos da gigante norte-americana mas sem grandes novidades.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.