Foto: eLiga Portugal/João Ferreira

A Grande Final da eLiga Portugal Uber Eats é jogada nesta quarta-feira e fomos ao encontro do Portimonense SC para antever esse evento com o Diogo “tuga810” Pombo e o Tiago “Darkley11” Pires.

Com 17,000€ em prémios, o título de campeão nacional e duas vagas no Play-In FGS 21 em jogo, o Portimonense SC estará acompanhado pelo eFC Porto SoccerSoul, SC Braga e o CD Nacional na luta pela vitória no circuito.

Vindos da conquista da temporada de Primavera na eLiga Portugal Uber Eats, tuga810 e Darkley falam da época realizada com o clube algarvio, avaliam o seu percurso e as mudanças implementadas pela Liga Portugal nos Esports.

RTP Arena: Acabaste de te sagrar campeão da eLiga Portugal Uber Eats Primavera. Qual é o significado dessa conquista para ti quando se aproxima a Grande Final?

tuga810: Foi muito importante em várias medidas. Como disseste, está a aproximar-se a Grande Final e, por um lado, ainda nem sequer tínhamos ganho a temporada de Inverno onde ficamos pelos quartos-de-final, era imperativo chegarmos longe.

A níveis de confiança e motivação, chegar longe ou mesmo ganhar, que foi o que aconteceu nesta temporada de Primavera, foi excelente porque a nossa motivação aumentou bastante e sabemos que fomos os melhores.

Não perdemos, nem nos Playoffs, nem na fase de grupos desta temporada. Por outro lado, foi aquele sentimento de muito trabalho. Perdemos com o SC Braga numa fase que, para nós, não estávamos à espera de perder apesar do Braga ser uma grande equipa.

A nossa ambição para a temporada de Inverno era ganhar e, ficar pelos quartos-de-final foi um sabor muito amargo que não foi de encontro às nossas expectativas.

Sabíamos que tínhamos de dar o step up para sermos campeões e, dessa forma, foi importante para a confiança antes de disputarmos a Grande Final.

RTP Arena: Olhando às competições realizadas este ano na eLiga Portugal, a verdade é que, só tiveram um empate e duas derrotas, sendo estas frente a CD Nacional e SC Braga, duas equipas que podem encontrar na Grande Final.

Sentes-te confortável, independentemente do adversário?

tuga810: Sim, não temos nenhum adversário que nos cause medo ou receio de defrontar. Como disseste, tivemos duas derrotas sendo que, contra o CD Nacional na Taça da Liga, fomos melhores. Para quem viu o jogo, diria que éramos nós os justos vencedores, mas, infelizmente não foi para nós.

Já com o SC Braga, sentimos que foi alguns – e não dando como desculpa, após ter falado com o Darkley e ter visto todas as condições no estúdio, elas não eram as mesmas com que jogamos atualmente e, pode ter tido algum efeito. Mas isso também não sabemos se, em condições normais, tal como foi jogada a temporada de Primavera, seria o resultado igual.

Não podemos tirar mérito ao adversário, o SC Braga que é uma grande equipa, mas nesta temporada de Primavera onde, por acaso, o Diogo David falou comigo sobre todas as condições que tinham alterado e melhorado no estúdio, não perdemos nenhum jogo.

Quer nos quartos, quer nas meias e também na final fomos claramente superiores, acho que não houve nenhuma equipa ali que pudesse talvez, ter roubado o protagonismo. Portanto, estamos confiantes e motivados para sermos campeões na próxima semana.

RTP Arena: Neste momento, estão ambos em posição de Playoffs à entrada para o último qualificador. Sentem que, se não conseguirem manter o Top 45, vão entrar na Grande Final da eLiga Portugal com pressão acrescida?

Darkley: Não, não é pressão. Sempre que jogamos, é para ganhar e estamos a fazer um qualificador muito bom, uma grande época. É como o tuga810 disse, faltou-nos ali a temporada de Inverno e a Taça da Liga, esta última onde, na minha opinião, fomos muito superiores ao CD Nacional.

Na temporada de Inverno, foram aqueles percalços que aconteceram e dar todo o mérito ao SC Braga por nos ter ganho. Estamos totalmente confiantes em garantir os Playoffs e não só, fazermos ambos um Top 6, considero que é muito importante e vamos trabalhar para isso.

Mesmo que não aconteça, continuamos com toda a confiança para a Grande Final.

RTP Arena: És um dos jogadores mais jovens em competição, apareceste na temporada passada e continuas a crescer.

Crês que as prestações que tens feito na eLiga Portugal Uber Eats tem ajudado a cimentar a tua posição como um dos nomes de referência a nível nacional?

Darkley: Sim, é um motivo de orgulho. Estando ao lado do tuga810 e, como ele também já disse, ao dar-me a motivação de jogar a segunda partida, significa que ele confia em mim e ajuda-me a crescer, também a nível mental.

Quer eu queira, quer não, se perder, levamos a derrota para casa por isso, demonstra uma grande confiança que ele tem em mim e eu nele. Vamos continuar assim, está a correr bem e é para manter.

RTP Arena: Este ano, passamos de um evento singular na eLiga Portugal Uber Eats para um circuito com competição regular para os jogadores. Gostaste destas alterações e de ter um calendário mais preenchido?

tuga810: Sim, por dois fatores. Um deles, para desenvolver um trabalho consistente ao longo de uma temporada que já vai em meses, esta Liga Portugal. Para chegares à Final Four, não podes ter só um grande torneio, durante duas fases de grupos, duas temporadas, tens de realizar boas partidas, chegar aos Playoffs.

Não podes ficar pelos quartos-de-final e, todos estes meses de progresso tem que ser premiados com a consistência da equipa e acho que isso é fundamental para, depois na classificação geral e após as duas temporadas, apurarmos as quatro melhores equipas que tenham, efetivamente, os oito melhores jogadores.

Se isto fosse com base num torneio de fim-de-semana, neste caso, dois torneios em dois fins-de-semana, sinto que se iria premiar apenas um bom evento desse jogador e não propriamente a sua consistência e a sua performance ao longo de uma época inteira como tem sido feito até agora.

Dou os parabéns à eLiga porque, honestamente, estão a fazer um ótimo trabalho e, este nível de consistência e jogos quase todas as semanas, permitem que os jogadores portugueses fiquem bem preparados para os qualificadores internacionais porque eles são mensais.

Tendo esta dinâmica de jogar quase todas as semanas faz com que não percamos o foco nem a concentração para depois disputarmos esses qualificadores ao fim-de-semana.

RTP Arena: Independentemente do resultado que obtiverem no dia 14, qual é a avaliação que fazem da vossa prestação ao longo do circuito?

Mesmo que não obtenham a vitória, estarão satisfeitos com o percurso?

Darkley: Não, satisfeito nunca saímos. Apesar de, na minha opinião, sermos a melhor equipa e a que tem menos derrotas, nunca vamos ficar satisfeitos com um 3º ou 4º lugar, vamos sempre jogar para ficar em 1º como fizemos até aqui. Tanto eu como o tuga810 só vamos ficar realmente satisfeitos se ganharmos.

RTP Arena: Caso reencontrem o CD Nacional na Grande Final, quais são os aspetos-chave que vão marcar a diferença na partida para o Portimonense SC sair vitorioso?

tuga810: Considero que o primeiro jogo será fundamental. Vai ser sempre muito xadrez porque, para mim são as duas melhores equipas a nível nacional, são os melhores jogadores e, talvez, os que se conhecem mais e que sabem os pontos fortes e fracos do seu adversário.

Na final da Taça da Liga, o primeiro jogo custou-nos bastante e, apesar de ter perdido e o Darkley ter saído por cima, esse golo negativo de diferença para nós no primeiro jogo fez-se notar no final do 2º jogo. Se entrarmos bem na primeira partida, acho que a vitória não escapa e será a chave desse reencontro.

RTP Arena: Algumas palavras finais ou agradecimentos que queiras deixar?

tuga810: Um agradecimento forte por todo o apoio que nos têm dado, não só nas redes sociais como também nas transmissões que a eLiga Portugal faz. Sentimos também o apoio de todos os algarvios e da nossa equipa, a TS Warrior Player, na vitória e na derrota.

Essa motivação e esse apoio torna-nos mais fortes e unidos para alcançar o objetivo principal, sermos campeões nacionais. Podem contar com o nosso esforço e dedicação para sermos os vencedores na Grande Final.

RTP Arena: Obrigado a ambos pelo tempo desta entrevista e boa sorte para o Portimonense SC na Grande Final!

*Entrevista realizada no dia 9 de abril*

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB