Imagem de Jogadores de Dota 2 abandonam torneio por razões políticas
Fotografia: OG

As maiores estrelas do Dota 2, incluindo os ex-campeões do The International Ceb, N0tail e Topson, anunciaram a sua saída do torneio Games of the Future 2025.

A decisão foi tomada após forte pressão da comunidade e uma revisão das ligações políticas do evento, que decorre em Abu Dhabi, mas está associado a iniciativas financiadas pelo estado russo. A edição de 2024 contou com a presença do presidente russo, Vladimir Putin, na cerimónia de abertura, o que levou a comunidade a encarar o evento como parte de uma propaganda política e sportswashing por parte da EAU e de Putin, que co-financiam o evento.

Andrii “Ghostik” Kadyk foi dos primeiros a criticar publicamente os participantes num post viral no Reddit, questionando se o “dinheiro manchado” valia a pena, perante os objetivos “claramente políticos” do torneio.

Sébastien “Ceb” Debs veio entretanto pronunciar-se quanto ao evento e anunciar a saída da mix Monkey Business, que inclui nomes pesados como Johan “N0tail” Sundstein e Topias “Topson” Taavitsainen.

Numa longa publicação no X, Ceb revela que “Quando um evento se torna demasiado politizado, por qualquer motivo, preferimos não participar“, uma declaração que foi assinada pelos 3. O streamer sueco Janne “Gorgc” Stefanovski e Johan “pieliedie” Åström, da mesma equipa, também já confirmaram que não irão participar no Games of the Future 2025.

Com os maiores nomes do Dota 2 fora do evento, fica agora em causa a participação de outros jogadores convidados. O evento ainda não se pronunciou quanto a estas desistências de peso.

A primeira edição do evento decorreu em Kazan, na Rússia, em 2024. Esta segunda edição vai acontecer em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 18 e 23 de dezembro. Uma terceira edição já está anunciada para os dias 18 de julho a 1 de agosto, em Astana, no Cazaquistão.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB