A equipa de devs do League of Legends revelou o Dev Blog de gameplay da 1ª Temporada de 2026, e as alterações que chegam ao PBE prometem abanar o Summoner’s Rift.
O grande foco para 2026 é tornar as estratégias de siege e splitpush mais viáveis e garantir que todas as funções tenham um impacto equilibrado no jogo. O tempo morto de jogo também vai ser reduzido substancialmente e estão de saída alguns pontos-chave de 2025 como o Atakhan, as pétalas e os Feats of Strength.
Dado o tamanho da atualização que chegará em janeiro, a Riot decidiu dividir as alterações em segmentos que podem ajudar a entender o que muda e o que fica igual.
Acelerar o jogo e reduzir o número de objetivos
A Riot quer acelerar o início da ação e reduzir a “fadiga de objetivos” sentida no ano anterior, com mudanças drásticas no timing e na presença de monstros épicos.
Principais alterações de tempos
- Menos tempo morto: Os minions e os primeiros monstros da selva vão nascer 35 segundos mais cedo, reduzindo o tempo de espera no início do jogo.
- Fim do Atakhan: O Atakhan, introduzido no ano passado, foi removido do jogo, tal como as Blood Roses e as Petals.
- O Baron Nashor regressa ao spawn original aos 20 minutos.
- Fim dos Feats of Strength: As missões que recompensavam o cumprimento rápido de objetivos foram removidas. Em contrapartida, os bónus de gold para First Blood (100 gold) e para a Primeira Torre (300 gold) estão de volta.
- Homeguard: Velocidade do Homeguard dura até à T1 no início do jogo e Minion Wave mais distante no Late Game. Termina imediatamente quando se entra na Jungle ou se encontra um campeão inimigo.
O novo Homeguard:
Homeguard changes coming in 2026 ‼
• Early game: it will last until reaching the T1 Turret.
• Late game: it will last until reaching the farthest minion wave on the lane.
• The buff will end as soon as you enter the jungle or encounter an enemy champion. pic.twitter.com/YoQGjJw86X— League of Legends Leaks & News (@LeagueOfLeaks) December 1, 2025
Durabilidade e Comebacks
- Objetivos mais resistentes: Todos os monstros épicos estão 15% mais resistentes, com um aumento da durabilidade concedida pelo Dragon Vengeance (buff de monstros que aumenta consoante a quantidade de dragões abatidos por uma equipa). Isto visa facilitar que a equipa em desvantagem consiga contestar ou roubar objetivos.
- Recompensas ajustadas: O gold foi reduzido, mas a XP de comeback (para a equipa em desvantagem) foi aumentada para Dragões e Baron Nashor.
Melhorias na visão e push mais simples
A visão passa a ter um papel mais acessível a todas as roles com mudanças no mapa e nos cooldowns dos Trinkets. Estratégias de Pushing e Sieging ganham novas armas para abrir o jogo no Rift.
Novidades no Sistema de Visão
- Faelights: Serão introduzidas localizações especiais no mapa que, ao colocares uma Ward, concedem uma visão extra para lá do alcance normal (Bonus Vision).
- Trinkets mais rápidas: O cooldown dos Trinkets amarelos foi reduzido.
- Scryer’s Blooms (planta de visão): Serão adicionadas mais Scryer’s Blooms para ajudar a sair da base ou a fazer splitpush nas side-lanes.
Faelights:
Introducing Faelights, the new vision mechanic coming in 2026 ‼
They will be special locations that temporarily grant wards an increased vision range. Some of them will appear at the start of the game, and more will appear when the Elemental Rift transforms. pic.twitter.com/aMm80nSWah
— League of Legends Leaks & News (@LeagueOfLeaks) December 1, 2025
Melhorias no Pushing e Sieging
- Crystalline overgrowth: Uma nova feature que se acumula nas torres ao longo do tempo. Quando atacada, consome a acumulação para causar dano extra à torre. Esta é a nova forma de todos os campeões fazerem progresso no pushing.
- Plates permanentes: As Plates nas T1 passam a ser permanentes e serão adicionadas às torres interiores (T2 e T3) e às torres do Nexus. O Ouro por torre é agora distribuído pelas plates.
- Torres do Nexus: Estas torres passam a dar respawn com 40% de vida, em vez de 100%, para evitar backdoors fáceis sem punir em demasia a equipa atacante.
Crystalline Overgrowth em ação:
Introducing Crystalline Overgrowth, the new pushing mechanic coming in 2026 ‼
Towers will build up crystals over time that, when hit, are destroyed and deal additional damage to towers.
With this, the Demolish rune will now activate after hitting a tower 3 times in a row. pic.twitter.com/YGs5Q4HQah
— League of Legends Leaks & News (@LeagueOfLeaks) December 1, 2025
Novos itens e regressos
Foi revelada uma longa lista de itens que vão ser adicionados ao jogo, juntamente com dois regressos muito esperados. Todos os nomes são temporários, com a exceção dos retornados. Uma outra alteração boa para ADCs: o Crit Damage volta a ter Cap em 200%, subindo dos atuais 175%.
Estas são as novas ferramentas para os jogadores a partir de 2026:
- Scepter of Bonking: É um Sheen Item que duplica os On-Hits. Especialmente forte para AP Fighters.
- Emblem of All-Inning: Criado a pensar nos ADCs, é um novo Zeal Item que dá Ultimate Ability Haste, Velocidade de Ataque e críticos garantidos durante 3 ataques após o uso do Ulti. Caso o Crit já fosse garantido, dá dano extra como True Damage.
- Blood Sphere: Omnivamp e Tenacity que escala com bónus AD.
- Novo Item de Assassino: Item para ajudar a fechar jogos que adiciona um DoT ao ataque seguinte a um Takedown válido apenas para Epic Monsters e torres.
- Mananomicon: Novo item com ativo que dá um estado empowered durante alguns segundos onde o campeão gasta mais mana do que o normal, mas as habilidades dão mais dano e têm cooldowns mais reduzidos.
- Snowbow: Mais um Item para ADCs que aumenta o dano baseado na distância entre o campeão e o alvo. Após um Takedown, dá um enorme aumento de alcance durante alguns segundos.
- Buff Engine: Um item de aura. Dá velocidade de ataque, é desenhado para Supports Tank, e ativa apenas quando aplicas um slow ou imobilizas o inimigo.
- Mantle of the Twelfth Hour: Item para Tanks que dá regeneração de vida por segundo quando estás com o HP baixo. O valor da regeneração aumenta com Armor e Magic Resist.
- Savior’s Manabell + Superbell: Novo Item de Tear para Enchanters. Dá Heal e Shield Power baseado na Mana. Quando evoluído, cura o aliado mais próximo todos os segundos em que estiverem em combate.
- Hextech Gunblade (regresso): Continua a ser o mesmo item híbrido que dá AP e AD, Spell Vamp e Lifesteal. O ativo dá dano e slow a um adversário.
- Stormrazor (regresso): AD, Crit Change e Attack Speed com um efeito de Energized.
Role Quests
As missões de função são a maior mudança de 2026, dando recompensas únicas para Top, Mid e Bot, de forma semelhante às evoluções dos Pets da Selva. A ideia é reforçar as roles mais fracas, considerando a Riot que Support e Jungle atualmente têm o maior peso no jogo.
Todos estes bónus só são desbloqueados depois de serem completadas as missões concretas, que ainda não foram reveladas.
- Top: Todos os Top Laners passam a ter um Teleport como Summoner Spell, independentemente de levarem ou não outros Spells, ou seja, podem ter Flash + Ignite, e terão acesso na mesma a um terceiro Spell, o TP. Este TP terá um Cooldown maior. Caso o jogador opte por levar o TP na mesma como um dos dois Spells, o mesmo será melhor que o habitual, dando um escudo de vida máxima quando usado. Para além do TP garantido, também ganham mais XP após completarem a missão e têm o seu nível máximo aumentado.
- Mid: Botas de Tier 3 gratuitas e Recall mais rápido.
- Bot: Mais Gold e um 7º Item Slot exclusivo para botas, que permite levar mais um item lendário na Build.
As missões da Jungle e do Support vão levar ajustes também. O primeiro clear da Jungle será mais lento, mas o Smite passa a ser mais forte contra Epic Monsters. Quanto a Support, passa a ter um slot exclusivo para Control Wards, estas serão mais baratas para Sups e terá uma geração passiva de Gold.
Estas mudanças chegam ao PBE hoje e prometem um Rift renovado em janeiro com o lançamento da temporada 1 de 2026.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.