Imagem de Viewbotting causa prejuízos avultados a patrocinadores

A recente luta da Twitch contra o uso de viewbots na plataforma levou a Streams Charts a lançar uma análise profunda sobre os problemas que esta atividade cria.

Para começar, o que são viewbots? Basicamente são contas falsas que aumentam  artificialmente o contador de espectadores dos criadores de conteúdo de forma a criar um interesse fictício no seu conteúdo, acabando a longo prazo por trazer espectadores reais que ficam curiosos com os números de um determinado criador. Estes números inflacionados também fazem com que as plataformas como a Twitch e a Kick acabem por apresentar os criadores mais acima nas pesquisas, sendo mais facilmente encontrados por espectadores que procuram algo novo.

As regras das plataformas de streaming concretamente proíbem a utilização destes sistemas de “fama artificial”, mas a verdade é que muitas vezes o botting passa despercebido pelas redes de controlo, acabando por gerar problemas de confiança de marcas, injustiça para outros criadores e inflação de valores de publicidade.

A realidade desta atividade é mais preocupante e presente do que se esperava, alargando-se a mais de 10% de todos os criadores de conteúdo com mais de 50 espectadores de média durante o segundo trimestre de 2025 na Twitch. A análise da Streams Charts mostrou também que praticamente um sexto de todos os criadores de conteúdo com essa média na Kick utilizavam bots.

Os números brutos mostram que mais de 30 milhões de horas vistas durante esse período foram criadas artificialmente com recurso a bots. Esse número iguala a totalidade das visualizações das maiores séries da Netflix todas as semanas.

Nas categorias com maior presença de bots, a inflação dos números encontra-se em algumas das maiores categorias de streaming. A categoria Virtual Casino é a que tem maior presença de viewbots, com estes a contar para cerca de 13% de todo o tráfego. Em segundo lugar aparece Just Chatting, com mais de 10% e logo a seguir vem o Counter-Strike, com quase 10% também.

A Streams Charts acredita que as marcas perderam largas centenas de milhares de dólares em publicidade nestas categorias para espectadores que não existem. As mais afetadas serão Stream Elements, Wehype, Gamesight, Lurkit, GameSupps, Rogue Energy e Advanced. Vários mercados de abertura de caixas no CS também estão englobados nesta lista de investimentos perdidos em espectadores falsos.

Nazar Babenko, Product Manager da Streams Charts, revela que “Só num trimestre, vimos dezenas de milhões de horas falsas assistidas por bots nas maiores plataformas de streaming“, adicionando uma conclusão preocupante: “Os viewbots não estão só a inflacionar estatísticas, estão a distorcer decisões de marketing e a corroer a confiança [das marcas]”.

A Twitch lançou recentemente uma caça a estes bots que está a traduzir-se numa redução dos números da plataforma, mas a Streams Charts lembra também que agora os bots são mais inteligentes com recurso à Inteligência Artificial, conseguindo gerar interação no chat e tornando-se mais difíceis de detetar. Em média, o número de espectadores que conversam numa transmissão situa-se entre 1 e 2%, algo prefeitamente normal e que não se percebe em transmissões com 100 mil pessoas, como por exemplo o Ibai, sendo que este valor equivale a 1000 a 2000 pessoas a escrever. Quando há 500 espectadores nota-se mais a discrepância e a atividade de chat bots, que normalmente comentam frases aleatórias, não relevantes ao que está a acontecer no ecrã e até conseguem conversar entre si.

Esta luta é transversal a todas as plataformas, mas o YouTube e a Kick não estão tão ativos no seu combate.

O White Paper foi criado numa parceria entre a Streams Charts e a audiencly e pode ser consultado na íntegra aqui, mediante requisição de uma cópia gratuita.

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