3 Nations Cup

Uma nova versão da 3 Nations Cup está a chegar, colocando novamente Portugal, Espanha e Itália frente a frente.

A competição irá colocar os três países do sul da Europa à prova em VALORANT e em League of Legends. O formato será um pouco diferente da edição de 2020 da competição, onde Portugal chegou à vitória frente às nações rivais.

A grande diferença encontra-se logo nas modalidades disputadas, deixando cair Teamfight Tactics e Legends of Runeterra para aumentar o foco em League of Legends e VALORANT. A final será jogada ao vivo entre as três nações e o processo de seleção dos jogadores também é diferente.

O torneio conta com três fases distintas: Fase Nacional, Fase Regional e Fase Final. Na fase nacional, 12 jogadores de VALORANT e 12 jogadores de League of Legends serão colocados à prova para que depois seja escolhida uma equipa de seis elementos para representar Portugal em cada uma das modalidades nas fases seguintes.

A fase regional irá colocar as equipas escolhidas de cada jogo a discutir um torneio online com os representantes de Itália e Espanha. A melhor equipa desta segunda fase salta diretamente para a Grande Final da competição, ao passo que as duas outras equipas terão de disputar uma semifinal também offline.

Cada uma das modalidades contará com dois selecionadores que estarão encarregues de escolher os melhores 6 jogadores dentro da lista possível. Com o cargo de escolher os 6 representantes nacionais em League o Legends estarão Guilhoto e Crusher. Do lado de VALORANT, estarão AndreSG e Celo com a mesma tarefa, de eleger 6 jogadores para representar a bandeira nacional.

Como referido acima, dos 12 jogadores que vão disputar a fase nacional, apenas 6 seguem para a fase regional. Os selecionadores terão, contudo, regras específicas para apurar os seus selecionados.

Em League of Legends, a equipa terá obrigatoriamente de ter 3 jogadores de ligas ERL, 2 jogadores fora das ligas ERL e 1 jogador do Circuito Tormenta. Quanto a VALORANT, a divisão será feita entre 3 jogadores de ligas VRL e 3 jogadores do Circuito Tormenta.

Está é a lista de todos os jogadores que vão estar presentes na fase nacional da competição, divididos segundo as regras de seleção:

As modalidades partilham a primeira data para os jogos da fase nacional, ou jogos de teste, o dia 10 de novembro. Na fase regional, a competição terá datas diferentes para League of Legends e VALORANT, com o primeiro a decorrer entre os dias 22 e 24 de novembro e o segundo a decorrer entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro.

A fase final das duas competições decorrerá no dia 17 de dezembro para League of Legends e 18 de dezembro para VALORANT. Esta fase de grandes finais da 3 Nations Cup será jogada ao vivo na Gamergy em Madrid, Espanha.

A comepetição contará com transmissão integral nos canais da InygonTV.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB