Fotografia: defs.pt

Estivemos à conversa com André “weep” Mendes dos EGN Esports após as vitórias nas duas jornadas inaugurais da Liga Portuguesa de Counter-Strike. Estando agora de regresso ao lineup preto e amarelo, este explicou o que se passou de errado na temporada passada e quais os objetivos da atual formação.

Olá weep. Queres falar-nos um bocado sobre o teu background no CS, como chegaste aqui, o que fazes, etc?
weep: Comecei a jogar CS no Source, mas não tinha PC para jogar, por isso fui para o League of Legends. Entretanto saiu o CS:GO, mas continuava sem FPS para jogar, acabei por experimentar e não gostei. Mas depois comecei a jogar a sério com o Typhoon, na altura, e em 2016 tive a minha primeira equipa de CS:GO, os From the Ashes. Foi uma equipa em que tivemos bons resultados, um conjunto que ninguém estava à espera, fomos desenvolvendo uma amizade e a equipa começou a ganhar um maior impulso. Entretanto, passado uns meses a equipa acabou e tenho recebido algumas propostas de equipas para jogar nas ligas em Portugal. Durante estes três anos de que joguei competitivamente também acabei a faculdade!

Fizeste parte do lineup dos EGN a temporada passada, tendo depois saído, estando uns tempos sem jogar competitivamente e agora voltaste à organização. Queres contar um pouco do que se passou nestes meses?
weep: Depois de na season passada ter feito parte daquele lineup dos EGN na LPCS, tínhamos o objetivo de ficar na primeira divisão, que infelizmente não conseguimos, seja no qualificador fechado ou mesmo na liga. Após o terminar da liga, houve vários desentendimentos entre os jogadores, não estávamos a jogar todos para o mesmo lado, ou seja, estávamos todos num barco diferente, por isso não correu bem e a equipa acabou. Depois disso, vieram falar comigo para continuar nos EGN com uma nova equipa, experimentámos com cinco jogadores, mas houve um que decidiu sair. Tivemos então de encontrar outra pessoa que fosse certa para o projeto, que acabámos por encontrar. Mas passaram umas horas e acharam que eu não era essencial para a equipa, depois de ter feito o convite para as pessoas jogarem comigo na MLP, que ia ser a minha estreia na liga, apesar de já ter jogado num LPGO na primeira season. Fiquei então sem equipa, sem projeto, tive de ficar parado. Aproveitei e dei o máximo na faculdade e acabei a minha licenciatura. Atualmente, voltei a juntar-me com os EGN para jogar agora com este lineup.

Quais são os principais objetivos deste novo lineup?
weep: Os nossos principais objetivos neste momento são treinar o máximo possível, fazer desta segunda divisão uma liga de aprendizagem, para estarmos mais juntos e acabar pelo menos nos quatro primeiros para ter acesso aos playoffs de promoção. Depois disto, temos outro objetivo que é, além de crescer continuamente, é conseguir chegar à MLP pelas Relegations e tentarmo-nos bater na liga.

Fotografia: defs.pt

Durante os primeiros dois jogos da LPCS tiveram de usar o snappy como stand-ind, devido ao wnb estar fora de Portugal. Referiram também várias vezes no Twitter que estavam a jogar como mix. Significa então que ainda não começaram a treinar os cinco juntos de uma forma consistente?
weep: Nós estivemos a treinar, sim, já estamos juntos à quase um mês, mas tivemos uns percalços porque o wnb também mudou de casa, tivemos de esperar um pouco que ele tivesse internet, também trabalha, o que se torna difícil para ele, mas temos treinado 3 a 4 horas por dia, geralmente das 21 à meia-noite, ou até onde der e houver praccs. Mesmo quando não há praccs, vamos todos para o servidor ver dos nossos problemas. Mas ele também foi de férias, entretanto, já tinha marcado à mais tempo, nós até tentamos falar com o pessoal da Inygon para saber se era possível atrasar as jornadas para a semana seguinte, mas não aceitaram. Falámos também com as equipas, que também não aceitaram, quiseram jogar nos dias marcados. Tivemos então de chamar um jogador… eu próprio chamei o Snappy, achei que ele era a peça fundamental para conseguirmos as duas vitórias e era o free agent com quem tinha mais confiança. Mas sim, jogamos um pouco como mix, porque o IGL é o wnb e metemos o casN e o Stoke a darem calls, em modo mix, porque acho que era mais fácil para nós do que estarmos a tentar impor um estilo de jogo ao snappy. Sendo ele um jogador bastante explosivo, acho que era uma maneira mais fácil de conseguirmos ganhar os jogos.

O que tens a dizer da prestação e sinergia dos 4 membros da equipa durante os primeiros dois jogos da LPCS, que acabaram ambos com vitórias?
weep: Acho que temos uma sinergia boa, cada jogador complementa a falha do outro. Sinceramente, sinto-me bastante confiante com o lineup que temos e acho que é o conjunto de jogadores certo para o que queria e para os objetivos que propusemos.

Até que pontos sentes que realisticamente conseguem chegar?
weep: É assim, eu confio bastante neste lineup e acho sinceramente que conseguimos chegar até ao top 5 em Portugal. Temos tudo para conseguir isso, temos os jogadores, temos a química, acho que somos os 5 “eleitos” de que ninguém estava à espera.

Queres deixar algumas palavras para terminar a entrevista?
weep: Queria agradecer outra vez aos EGN e a todos os sponsors por terem apostado em mim, por não terem desistido da ideia de eu ser jogador e por saberem que eu lutei sempre pelos jogos da season passada. Queria também agradecer-te a ti e à RTP Arena por esta entrevista.

 

Quero agradecer ao André pela entrevista, assim como desejar boa sorte á equipa para a temporada que já começou!

A LPCS volta já hoje a partir das 20:00 e podes ver a equipa de weep a entrar no servidor a partir das 23:00, contra os Galatics. Não te esqueças de o acompanhar no Twitter para ficares a par de todos os acontecimentos.

TÓPICOS

, , ,
PUB