Saltar ligações

Resumo torneios OMEN Overwatch e Battlegrounds Arena

Por Valter "Shootsgud" Gomes em

Esta Lisboa Games Week 2017 teve um gosto especial, gosto este que vem com o prazer que tive ao organizar e fazer acontecer dois torneios dos meus jogos favoritos, participar nos comentários ao lado do impaKt e da Schyax, coordenar as equipas e jogadores além de conviver com estes e com todas as pessoas que ao longo dos 4 dias de evento iam visitando o stand da OMEN by HP. 

O dia de quinta-feira começou bem cedo. Primeiro dia de evento e todos queremos ser os primeiros a chegar ao local, conhecer os stands, cumprimentar as pessoas conhecidas e conviver com elas, mas principalmente preparar tudo para que nada falhe ao longo dos dias. Assim foi: um dia mais calmo, sem torneios, mas com a realização de stream, como se em casa me encontrasse. A juntar a isto, quem pelo evento passava e se sentava para jogar no stand da OMEN by HP podia juntar-se a mim nos famosos “Custom Games” que vou criando ao longo do dia. Conseguimos encher 4 “lobbys” ao longo de quinta-feira e conseguimos 4 vitórias! A malta que se sentava nas máquinas do stand ia jogando e testando o jogo, super animados, esperavam pelo arranque do servidor e eu ia ajudando os jogadores a entrarem para o “lobby”. Conseguiram experimentar um jogo diferente, com gráficos excelentes e, claro, o desempenho nas máquinas OMEN X não podia ser melhor. Quem me dera a mim ter uma máquina daquelas em casa para conseguir jogar melhor. Kappa. 

omen rescaldo resumo overwatch hype battlegrounds  

Já os dias de seguintes foram diferentes. Começando com sexta-feira, o primeiro dia de torneios, este teve início com o OMEN Overwatch Arena, em formato de “3v3 Lockout Elimination”, que teve como objetivo juntar equipas e fazer com que estas se divertissem ao longo dos dias, incentivando a competição e a união para mostrarem o seu melhor e tentarem um lugar na final. Ainda conseguimos encaixar equipas e jogadores que iam passando pelo stand e viam a publicidade ao torneio a passar nas televisões. Tivemos bons jogos, em formato de “Best of 5”, mas só uma podia passar para a grande final no Domingo e foram os “Cheira a Leite”, uma equipa revelação, que conseguiram esse lugar.   

Saltámos então para PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS. Este jogo está a rebentar em todo o lado e a OMEN by HP não quis ficar de fora. Decidiu então apostar, pela primeira vez em Portugal, neste jogo num evento ao vivo! A adesão foi enorme, com a necessidade de termos de realizar um qualificador online para conseguirmos levar 18 equipas à Lisboa Games Week 2017. Este dia de sexta-feira viu dois grupos a competirem para conseguirmos apurar duas equipas para a final de Domingo. As equipas iam chegando, apresentado-se e sentando-se para começar o seu aquecimento, adaptar-se às máquinas e aos periféricos e configurando tudo e mais alguma coisa com a nossa ajuda. Um dia com jogos excelentes e as equipas a jogar super seguras. Mas só duas iriam passar e foram os “Aleijados” e “aes TEAM”, duas equipas com “caras” já conhecidas da comunidade e que estão sempre presentes na minha stream a treinarem diariamente, a conseguir apurar-se.  

  

Esperava-se que o dia de sábado fosse o melhor, quer a nível de equipas como de número de pessoas a passar pelo evento. Assim foi e logo pelas 9h da manhã as filas para entrar nos pavilhões da FIL eram enormes, chegando quase à estrada. Os torneios só se iniciaram pelas 14h00, por isso a parte da manhã serviu mais uma vez para passear, visitar stands, amigos, conhecidos, acompanhar as várias pessoas que iam passando pelo stand OMEN by HP e puxar estas para Overwatch e PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS. Estava então na hora de começar mais um dia de torneios, com a participação de algumas equipas que passaram pelo stand anteriormente para se inscrever no torneio de Overwatch. Pudemos assistir a três jogos no formato de “Best of 5” para apurar uma equipa. Os Hexagone Esports, uma equipa já bastante conhecida e com nomes conhecidos na comunidade, foram os grandes vencedores neste dia e garantiram o lugar para a grande final de domingo contra os “Cheira a Leite”.  

O sábado foi então o dia mais intenso para PUBG a nível de jogos e, com 4 grupos a serem jogados neste dia, avizinhava-se uma tarde longa. As equipas começam então o seu ritual de torneios, que consiste em preparar as suas máquinas e configurar tudo ao mínimo detalhe para que possam estar o mais próximos possível do que já se encontram habituados, no conforto da sua casa. Com equipas com jogadores de outros jogos variados, como Overwatch, H1Z1, LoL, CS:GO e até mesmo CoD, aqui se vê que todo o tipo de jogadores começa aos poucos a converter-se para este novo jogo da Bluehole. Após um longo e intenso dia, recheado de bons jogos, táticas variadas, jogadas excelentes e um Twitch Chat sempre ativo e a acompanhar este dia, chegamos ao fim, já bem tarde, e com  as equipas COD Warriors, Panthers, Panthers Club e MFA apuradas para domingo.  

  

O último dia estava a chegar e por mais que, por um lado, eu quisesse que este chegasse ao fim para poder descansar, por outro queria que não acabasse e que no dia a seguir houvesse mais. A OMEN Overwatch Arena, em formato “3v3 Lockout Elimination”, viu a sua grande finalíssima entre os Hexagone Esports e Cheira a Leite ser jogada. Esta equipa revelação dos “Cheira a Leite”, composta por jovens jogadores da cena nacional de Overwatch, deu algumas cartas mas, infelizmente para estes, a experiência e tempo de jogo dos Hexagone Esports fez com perdessem a final. Os Hexagone, compostos por Supercookie, Meiday e Difis, venceram e levaram com eles três teclados mecânicos OMEN by HP 1100.  

 

Com o stand completamente cheio com visitantes, jogadores e fãs, saltámos então para PUBG para o dia final. Todos queriam o título de vencedores do primeiro torneio offline deste jogo em Portugal. Jogaram dois grupos, 6 equipas. Vimos agressividade nos jogadores, que precisavam dos pontos, e vimos estes a jogar de forma diferente, a entrar no jogo com o “mindset” de ter que vencer e ter que ganhar o máximo de “kill points” possível. De destacar nesta fase final o jogador TECH_PT, que viu o seu companheiro de equipa ter que ser substituído e, ainda assim, consegue fazer jogos brilhantes, tendo mesmo conseguido a qualificação da sua equipa para o 2v2 final, num brilhante 1v2v2 ao fazer 4 kills para os Panthers.Club, que lhes deu a pontuação necessária para avançar e juntarem-se aos companheiros de organização, Panthers.    

 A grande final em formato “Melhor de 3” iniciou-se então entre duas equipas da mesma organização, Panthers contra Panthers.Club. Vimos novamente o jogador TECH_PT a ficar reduzido a si mesmo para estes confrontos, após perder o seu companheiro de equipa nos primeiros minutos de jogo em ambas as rondas. Este ainda consegue fazer muito trabalho, jogar com muita calma e táctica para abordar os dois adversários, mas acaba por perder os jogos da final, tendo ainda dado imensa luta aos adversários. A equipa principal dos Panthers, composta por guerroi e iSimplusQt, são então os grandes vencedores deste primeiro torneio de PUBG em evento offline, o OMEN Battlegrounds Arena, e levam também dois teclados mecânicos OMEN by HP 1100. 

 

A juntar a tudo isto tivemos ainda a presença da equipa PRO de Overwatch da For The Win Esports Club, vencedores do último torneio da OMEN by HP e que também estiveram presentes na Lisboa Games Week do ano passado com o OMEN Bootcamp Challenge. Os jogadores estiveram a acompanhar os mais novos que visitaram o stand, ensinar e dar as suas dicas enquanto jogadores profissionais,  participar nos comentários e transmissão dos jogos, tirar fotografias com os fãs e dar autógrafos.  

 

TLDR; A adesão a este evento e aos torneios do Stand OMEN by HP foi brutal. O espaço da Lisboa Games Week 2017 foi duplicado e isso traz uma melhor circulação e espaço para todos, mais stands, mais apostas em jogos e actividades. O Stand da OMEN by HP este ano volta a ser um sucesso com muita gente a passar por este para assistir aos torneios, conviver com jogadores, casters e staff.   

Quero deixar os meus agradecimentos a todos os envolvidos, em especial à OMEN by HP – pelo seu trabalho e aposta contínua nos esports em Portugal, principalmente por serem os primeiros e únicos a apostar nestes dois jogos que têm vindo a crescer neste último ano. Um agradecimento também à RTP Arena, Gamers Media e Hyped, por mais uma vez continuarem a trazer competição para a comunidade e uma excelente cobertura de todo o decorrer do evento. A quem me visitou, cumprimentou, pediu fotos e me fez sorrir ao longo destes dias. Aos casters que estiveram ao meu lado, impaKt e Schyax, ao Rekiem pelo excelente trabalho de spectator, Kappa. Um agradecimento ainda ao TheSparrow, Community Manager PT-BR da Bluehole, que fez questão de nos visitar nos três dias de torneios e certificar-se que todos tinham a melhor experiência no PUBG. 

  

E já agora, à Alpha Gamer pelas excelentes cadeiras OMEN by HP, sem estas ainda hoje estava deitado num SPA a receber massagens para por as costas no sítio!  

Caso queiram ver os álbuns que a Hyped preparou para os seus leitores, podem visitar este link. Obrigado por tudo e vemo-nos na Comic Con, ainda mais fortes. Fiquem atentos!   

Sigam o Valter “Shootsgud” Gomes nas redes sociais:

www.shootsgud.com

www.twitch.tv/shootsgud

www.facebook.com/shootsgud

www.twitter.com/shootsgud

Lê as últimas novidades dos esports aqui.