A quarta edição do cs_summit realizou-se no passado fim de semana onde seis das melhores equipas do mundo se reuniram para estrear o Summit Studio em Los Angeles. O torneio sempre marcou pela diferença no que toca ao ambiente mais descontraído com que é conduzido tendo sido realizado até à sua terceira edição numa casa também em Los  Angeles onde as equipas disputavam as suas partidas nos diferentes quartos e todas as intervenções da equipa de comentadores a ser feita na sala de estar.

Nesta quarta edição que apesar de já se ter realizado num estúdio completamente destinado ao propósito de produzir e realizar torneios de esports manteve o registo das edições anteriores emulando o ambiente descontraído tão característico do torneio.

As seis equipas participantes foram ENCE, Ghost Gaming, Team Liquid, NRG Esports, Renegades e Team Vitality que se deslocaram a Los Angeles para lutar por parte dos 150,000$ em disputa no torneio. O torneio arrancou com uma fase de grupos, onde todas as equipas as equipas se defrontaram em partidas disputadas à melhor de dois mapas com cada mapa a valer três pontos à imagem como foi disputada a fase regular da Master League. As quatro melhores equipas desta fase passariam assim à fase de playoffs que foi disputada em formato de eliminação simples com todas as partidas a serem disputadas à melhor de três mapas.

Na primeira fase da competição desde cedo as equipas dos Vitality, Liquid, NRG e ENCE saltaram à vista conseguindo ultrapassar com facilidade as equipas dos Ghost Gaming e Renegades para conseguir garantir os seus lugares nos playoffs. Destaque para a equipa dos Renegades que depois de se ter apresentado em tão boa forma em Katowice no Major acabam assim por não conseguir ultrapassar a perda temporária de Sean “Gratisfaction”‘ Kaiwai que tem sido substituído por  Owen “smooya” Butterfield.

Nas meias finais, em primeiro lugar, a equipa dos Vitality enfrentou os ENCE que mesmo depois de terem vencido a BLAST Pro Series Madrid acabaram mesmo por sair derrotados pela equipa francesa por 2-1 ao perder em Overpass (16-8) e Inferno (19-15) e conseguindo vencer apenas em Mirage pela margem mínima (16-14). Logo de seguida foi a vez das equipas dos NRG e Liquid se defrontarem no duelo americano onde a equipa dos Liquid acabou mesmo por sair vitoriosa em apenas dois mapas vencendo por 16-8 tanto Mirage como Overpass, dispensando assim a necessidade de disputar o terceiro mapa que seria Dust2.

A final colocou frente a frente a actual equipa número dois do mundo, os Liquid e a equipa francesa dos Vitality, a equipa francesa tem vindo a crescer bastante depois de vencer o Charleroi Esports e com o crescimento astronómico de Mathieu “ZywOo” Herbaut que mostra cada vez mais uma real pretensão a ser um dos dez melhores jogadores do mundo durante o ano de 2019. Os mapas escolhidos para a final foram Nuke, Overpass e Inferno. E apesar de se esperar que fosse a equipa dos Liquid a levar a melhor e vincar aqui a sua posição como a segunda melhor equipa do mundo e vencer o torneio, foram mesmo os Vitality que conseguiram vencer a partida e em dois mapas. Primeiramente em Nuke com uma vitória por 16-9 e posteriormente em Overpass por 16-13. A equipa dos Vitality venceu assim o seu segundo torneio do ano deixando bastante expectativa aos peritos para ver como será que a equipa se irá comportar nos seus compromissos futuros.

PUB